Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

NASA descobre novos mistérios de Júpiter

O que está no centro do planeta também é um mistério

NASA descobre novos mistérios de Júpiter
Notícias ao Minuto

07:30 - 09/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Juno

As novas imagens capturadas pela sonda espacial Juno revelam que os ciclones do planeta gasoso são mais profundos do que se imaginava.

Enquanto a atmosfera superior de Júpiter foi estudada ao pormenor, o que está por baixo esteve envolto em mistério até agora. Esta camada atmosférica caracteriza-se por faixas coloridas distintas de nuvens e correntes de ar impulsionadas por ventos fortes em direções opostas e em diferentes velocidades.

Os cientistas queriam conhecer a profundidade dessas faixas e o que impulsiona os seus movimentos. As últimas descobertas mostram que estas faixas se estendem muito mais profundamente no planeta do que se pensava anteriormente e que estão relacionadas com correntes de jato que se estendem por cerca de 3.000 km abaixo da superfície do gigante planeta.

Esta camada atmosférica contém um por cento da massa total de Júpiter. Como comparação, a atmosfera da Terra contém menos de uma milionésima parte da massa do planeta.

"Galileu viu as faixas em Júpiter há mais de 400 anos. Até agora, só tínhamos uma compreensão superficial delas", disse Yohai Kaspi, um dos autores do estudo.

O que está no centro de Júpiter também é um mistério, mas segundo as novas descobertas, abaixo da camada climática extremamente densa, o planeta gasoso gira como um corpo quase sólido, refere o Sputnik Brasil.

A sonda Juno partiu para Júpiter em agosto de 2011 e aproximou-se do planeta em julho de 2016, posicionando-se em uma órbita estável.  

As missões da sonda são muito variadas, mas seu objetivo principal é saber mais sobre a atmosfera, o núcleo e os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório