Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

França avisa Trump que guerra comercial só faz perdedores

A França "lamenta" os anúncios do Presidente Donald Trump, que assinou na quinta-feira os documentos que impõem taxas alfandegárias sobre as importações de aço e alumínio, anunciou hoje o ministro da Economia francês, Bruno le Maire.

França avisa Trump que guerra comercial só faz perdedores
Notícias ao Minuto

06:18 - 09/03/18 por Lusa

Mundo Bruno Le Maire

"Uma guerra comercial só vai fazer perdedores. Com os nossos parceiros europeus, vamos avaliar as consequências sobre as nossas indústrias e a resposta a dar", afirmou Bruno Le Maire, em mensagem divulgada através da rede social Twitter.

Donald Trump impôs na quinta-feira taxas de 25% sobre as importações de aço e 10% sobre as de alumínio, ignorando os repetidos alertas de numerosos aliados, designadamente da União Europeia (UE).

Na passada sexta-feira, Bruno Le Maire já tinha avisado que tais medidas não seriam "aceitáveis" e obrigariam a "uma resposta forte, coordenada e unida da UE".

O ministro francês tinha então afirmado que estas taxas "teriam um impacto significativo sobre a economia francesa e sobre empresas francesas, como Vallourec, ArcelorMittal ou a Ugitech".

Em alguns países "existem práticas de 'dumping' e subvenções massivas que distorcem o comércio mundial", acrescentou, visando implicitamente a China. "As autoridades norte-americanas sabem-no perfeitamente, é este o assunto que deve ser tratado e não qualquer outro", detalhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório