Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Benfica quer ganhar tudo a nível nacional e lutar pela Champions

O Benfica vai lançar na próxima temporada uma equipa de futebol feminino a competir na II divisão e pretende na segunda época ganhar tudo a nível nacional e na terceira lutar pela conquista da Liga dos Campeões.

Benfica quer ganhar tudo a nível nacional e lutar pela Champions
Notícias ao Minuto

20:49 - 08/03/18 por Lusa

Desporto Futebol feminino

Estes objetivos foram assumidos hoje pelo vice-presidente 'encarnado' Fernando Tavares, mas há outros, como logo na primeira época na II divisão "subir à I divisão e ganhar a Taça de Portugal".

Para atingir estas metas desportivas, o Benfica já tem o plantel praticamente fechado, fruto de uma aposta no mercado brasileiro, no qual serão contratadas entre oito e dez jogadoras.

"Sei que poderemos ser alvo de crítica por isso, mas não invalida a aposta que faremos nas jogadoras portuguesas. Nesta fase, porém, temos de acelerar o processo de crescimento e estar acima do que é a prática do mercado. Mas assumimos o compromisso de, dentro de quatro a cinco anos, ter uma equipa constituída maioritariamente por jogadoras da nossa formação", disse Fernando Tavares em conferência de imprensa.

Em relação às contratações, a aposta do Benfica assenta em jogadoras sub-19 que constituirão no futuro a base da seleção nacional e Fernando Tavares aproveitou para enaltecer o "trabalho notável" desenvolvido pelo técnico Fernando Pinto no futebol feminino do clube nos últimos seis ou sete anos, "um trabalho que tem sido ao mesmo tempo ingrato por não haver continuidade", pelo facto de o clube não ter equipa na I Divisão.

De resto, Fernando Tavares recordou que muitas das jogadoras que competem hoje na I divisão noutros clubes são oriundas da formação do Benfica e que caberá ao novo treinador da equipa principal, João Marques, fazer com que "o número de jogadoras formadas no clube triplique ou quadriplique nos próximos anos".

Numa primeira fase, o centro de treinos do Benfica será no Estádio Universitário, com o qual o clube da Luz estabeleceu um acordo para a cedência do espaço, opção essa que Fernando Tavares justificou com o facto de considerar "a centralidade da cidade de Lisboa e a proximidade com o estádio da Luz importantes, tendo em conta o facto de várias das jogadoras serem estudantes universitárias".

"O plantel vai ser composto por 23 jogadoras, das quais oito a dez estrangeiras, e as restantes serão portuguesas, todas elas internacionais sub-17 e sub-19", informou Fernando Tavares, que não quis revelar o valor do investimento que o Benfica vai fazer com esta aposta numa equipa sénior de futebol feminino.

O treinador João Marques, ex-técnico do Sporting de Braga, vai procurar minimizar os efeitos da falta de competitividade com que o Benfica se vai debater na primeira época na II divisão, "promovendo jogos particulares com equipas estrangeiras e equipas masculinas", e assumiu o compromisso de formar uma equipa "capaz de, entre três e quatro anos, se bater 'olhos nos olhos' com as melhores equipas europeias e mundiais".

A sua equipa técnica será constituída pelos adjuntos Valter Pinheiro e António Ilhicas e pelo técnico de guarda-redes Paulo Silva.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório