Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Guterres enaltece na ONU esforços a favor da igualdade de género

Nações Unidas, 08 mar (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, enalteceu hoje os esforços impulsionados a favor da igualdade de género, frisando que os tempos atuais representam um "momento chave" para os direitos das mulheres.

Guterres enaltece na ONU esforços a favor da igualdade de género
Notícias ao Minuto

19:16 - 08/03/18 por Lusa

Mundo Dia da Mulher

"Estamos num momento chave para os direitos das mulheres", declarou Guterres, na abertura de um ato público promovido pelas Nações Unidas no âmbito do Dia Internacional da Mulher, hoje assinalado.

O secretário-geral das Nações Unidas lembrou que as mulheres reivindicam há décadas o seu direito de igualdade e atualmente "estão a agitar os pilares do patriarcado".

"Estão a contar as suas histórias e a gerar conversas importantes e necessárias. Em todas as partes, as mulheres estão a dizer: 'agora é a hora'", destacou.

Num discurso bastante aplaudido, segundo as agências internacionais, Guterres exortou a sociedade internacional a tirar proveito deste impulso para avançar na igualdade, para acabar com a violência de género e alcançar mudanças reais.

"A igualdade de género é uma tarefa pendente do nosso tempo", frisou o ex-primeiro-ministro português.

"Isto é o que querem as mulheres e as meninas. E é isto que eu quero. E é o que todos os homens e jovens sensatos deveriam querer", realçou.

O secretário-geral das Nações Unidas deixou claro que as sociedades ainda são dominadas por homens e disse que, enquanto não existir uma distribuição justa, o mundo vai permanecer em desequilíbrio.

"Em todo o mundo temos de escutar as mulheres e as meninas que com razão estão a reivindicar os seus direitos. Devemos acompanhá-las como parceiros (...) para tornar a igualdade de género uma realidade para todos", insistiu.

O Dia Internacional da Mulher foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas em 1975.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório