Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Sonho leonino continua a voar nas asas de 'El Avioncito'

Bis de Fredy Montero valeu ao Sporting o triunfo (2-0) sobre o Viktoria Plzen e uma vantagem importante para o encontro da segunda mão destes oitavos-de-final da Liga Europa, na Rep. Checa

Sonho leonino continua a voar nas asas de 'El Avioncito'
Notícias ao Minuto

21:58 - 08/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

O Sporting está em vantagem nos oitavos-de-final da Liga Europa. O conjunto verde e branco venceu esta quinta-feira o Viktoria Plzen, por 2-0, em Alvalade, num jogo em que Fredy Montero voltou a viver mais um grande noite de leão ao peito.

Sem Bas Dost, Jesus lançou Fredy Montero como homem mais adiantado, com Bruno Fernandes e Bryan Ruiz nas costas, e... ganhou a aposta. Contudo, não foi uma primeira parte fácil para os leões. Apesar do domínio absoluto, os conjunto verde e branco acusou bastante a falta do holandês, principalmente nos momentos em que Gelson Martins à direira e principalmente Acuña à esquerda solicitavam a presença dos companheiros, com cruzamentos para a área que raramente resultaram em perigo. A única exceção acabou mesmo por ser o derradeiro lance do primeiro tempo.

Antes disso, todas as tentativas foram anuladas com alguma tranquilidade pela defesa checo. Montero procurava maioritariamente surgir ao primeiro poste, deixando o segundo repleto de jogadores... do Viktoria Plzen. Consciente deste problema, Jesus tentou várias vezes pedir a Gelson Martins para se 'encostar' ao colombiano, derivando frequentemente para o centro do terreno e aproveitando o espaço que Bruno Fernandes e Bryan Ruiz deixavam em aberto sempre que baixavam para 'pegar' no jogo.

Foi precisamente num lance deste tipo que o Sporting obteve a primeira grande ocasião de golo. Acuña, um dos elementos em melhor foco no primeiro tempo, cruzou rasteiro com conta, peso e medida e Gelson Martins, ao segundo poste, antecipando-se ao opositor direto, desviou de pé direito, mas a bola saiu ao lado. À passagem dos 20 minutos foi a vez do argentino pisar terrenos interiores e, flectindo para o meio, desferiu um belo remate em arco que acertou na trave da baliza de Hruska.

O Sporting pressionava, praticamente anulava as ações ofensivas dos checos e ia somando oportunidades. Bruno Fernandes tentou o golo de fora da área por duas vezes, mas em ambas as ocasiões a bola saiu ao lado. Já em cima do intervalo, quando já todos esperavam pelo apito do árbitro, Montero fez 'explodir' Alvalade. Fábio Coentrão iniciou a jogada no lado esquerdo, combinou com Bryan Ruiz, o costa-riquenho devolveu ao lateral-esquerdo, que, de primeira, sem deixar a bola cair no relvado, assistiu 'El Avioncito' para o 1-0. Depois de 'matar' no peito, o colombiano assinou o segundo golo neste regresso ao Sporting, o primeiro na Liga Europa.

No entanto, logo no reatamento da partida, Montero viria a desatualizar este registo. Aos 49', Bruno Fernandes recuperou a bola em zona ofensiva - parece haver falta sobre o jogador do Viktoria Plzen - e entrega ao colombiano, que, depois de tirar Hubník do caminho, atirou para o fundo da baliza checa. Mais um grande lance do camisola 40 a aproveitar da melhor forma este regresso à titularidade.Um golo que trouxe maior conforto aos leões e permitiu a Jesus gerir melhor o encontro. Battaglia foi lançado no encontro no lugar de Acuña, Bruno Fernandes derivou para o lado esquerdo e o Sporting passou a ter maior qualidade na posse, não baixando a intensidade.

Já depois de Coates ver o cartão amarelo, que o tira do jogo da segunda mão, devido a castigo, Bryan Ruiz e Bruno Fernandes ameaçaram o terceiro, mas o guardião Hruska brilhou com duas belas intervenções.Até ao final, William Carvalho também viu o cartão amarelo, falhando assim também a viagem à Rep. Checa, enquanto o Viktoria Plzen ainda tentou reduzir a desvantagem e chegou mesmo a assustar, já dentro dos últimos 10 minutos, num cabeceamento muito perigoso de Krmencik que rasou o poste direito da baliza de Rui Patrício.

Com esta vitória, o Sporting dispõe assim de uma importante vantagem nestes oitavos-de-final da Liga Europa. O sonho continua assim a voar nas asas de... 'El Avioncito'.

Confira o direto do jogo:

FINAL DO JOGO!

90:00+1 - Contra-ataque rápido do Sporting, Jeremy Mathieu corre todo o campo, surge isolada, mas 

87:00 - Cartão amarelo para  Limberský que assim também não joga a segunda mão.

85:00 - Substituição no Sporting. Sai Fábio Coentrão e entra Rúben Ribeiro.

82:00 - Substituição no Viktoria Plzen. Sai Zeman e entra Cermák.

82:00 - Quase o golo do Viktoria Plzen! Krmencik surge solto de marcação no coração da área verde e branca e cabeceia a rasar o poste da baliza de Rui Patrício.

77:00 - Substituição no Sporting. Sai Bryan Ruiz e entra Bruno César.

75:00 - Substituição nos checos. Sai Kolar e entra Kovarík.

72:00 - William Carvalho também não joga a segunda mão depois de ver o cartão amarelo.

68:00 - Mais uma bela defesa de Hruska! A jogada de William Carvalho é magistral e Bruno Fernandes, após trocar os olhos ao defesa checo, surgiu isolado, mas o guardião voltou a evitar o golo ao médio leonino.

66:00 - Cartão amarelo para Coates que assim falha o jogo da segunda mão, na Rep. Checa, por castigo.

64:00 - Grande oportunidade para o Sporting! Boa jogada de Bruno Fernandes e Bryan Ruiz, no coração da área, a obrigar Hruska a uma grande defesa.

62:00 - Battaglia vê o cartão amarelo.

61:00 - Substituição no Viktoria Plzen. Sai Petrzela e entra Chorý.

56:00 - Substituição no Sporting. Sai Acuña e entra Battaglia. Bruno Fernandes deriva para o lado esquerdo, deixando o argentino no centro do terreno à frente de William Carvalho.

54:00 - Reação do Viktoria Plzen, com o médio Horava a atirar muito por cima da baliza de Rui Patrício.

53:00 - Tenta agora Gelson Martins o golo, mas a trivela do internacional português não saiu com a melhor direção.

51:00 - Remate de meia distância de William Carvalho por cima da trave.

49:00 - GOLOOOOOOO DE MONTERO!!! O colombiano bisa e aumenta a vantagem dos leões! Mérito para Bruno Fernandes, que recupera a bola em zona ofensiva - parece haver falta sobre o jogador do Viktoria Plzen - e entrega ao colombiano, que, depois de tirar Hubník do caminho, atirou para o fundo da baliza checa.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO!

45:00 - GOLOOOOO DE MONTERO!!! Grande jogada dos leões!! O lance começa em Fábio Coentrão, Bryan Ruiz devolve ao lateral, que, de primeira, sem deixar cair a bola, serve Montero para o 1-0. O Sporting vai para o intervalo na frente do marcador.

37:00 - Ataque rápido do Sporting, mas o remate fortíssimo de Bruno Fernandes sai ao lado. Nota para o facto de Jeremy Mathieu voltou a aparecer dentro da área, a tentar 'substituir' Bas Dost, pela terceira vez.

37:00 - Fredy Montero fica a pedir grande penalidade, mas o árbitro manda seguir. Na repetição do lance é possível verificar que o defesa do Viktoria Plzen não toca sequer na bola e derruba o colombiano do Sporting.

29:00 - Nova tentativa de Montero, mas o remate sai à figura de Hruska.

27:00 - Primeira ameaça do Viktoria Plzen! Cruzamento no lado esquerdo e o lateral-direito Reznik a cabecear fraco para as mãos de Rui Patrício.

24:00 - Pressionam os leões, com Fredy Montero a cabecear por cima após um bom cruzamento de Bruno Fernandes.

20:00 - Quase o golo do Sporting! Acuña surge no lado direito sem oposição, flecte para o centro e, de pé esquerdo, desfere um belo pontapé em arco que ainda bate na trave da baliza do Viktoria Plzen.

18:00 - Sporting tenta explorar maioritariamente o corredor esquerdo, através de Acuña, com Bryan Ruiz e Bruno Fernandes a surgirem mas costas de Fredy Montero, mas nota-se a falta de maior presença leonina na área checa nestes primeiros minutos. 

16:00 - Mais um grande cruzamento de Acuña, mas não surge ninguém no interior da área para encostar. 

12:00 - Acuña tenta o remate mas a bola sai por cima do travessão da baliza checa.

07:00 - Que falhanço de Gelson Martins! Bom cruzamento de Acuña no lado esquerdo e o internacional português, ao segundo poste, antecipando-se ao opositor direto, não conseguiu desviar a bola com a melhor direção.

02:00 - Primeira aproximação do Sporting à baliza de Hruska, com Gelson Martins a cruzar para a zona onde surgia Montero, mas a defesa checa afasta o perigo.

INÍCIO DA PARTIDA!

Onze oficial do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Gelson Martins, William, Bruno Fernandes e Acuña; Bryan Ruiz e Montero.

Onze oficial do Viktoria Plzen: Hruska; Reznik, Hejda, Hubnik, Limbersky; Horava e Hrosovsky; Petrzela, Kolar e Zeman; Krmencik.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório