Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Artista sérvia Sanja Milenkovic expõe 'Colors of Now' no Porto

A exposição 'Colors of Now', da artista sérvia Sanja Milenkovic, que foi premiada nos Prémios Arte Laguna, em Veneza, em 2016/17, é inaugurada no sábado na Galeria Fernando Santos, no Porto.

Artista sérvia Sanja Milenkovic expõe 'Colors of Now' no Porto
Notícias ao Minuto

12:00 - 08/03/18 por Lusa

Cultura Pintura

A mostra de pintura, patente até 14 de abril no espaço portuense, integrado no quarteirão das artes de Miguel Bombarda, recebeu o prémio de Artista em Residência na última edição da distinção internacional atribuída em Veneza.

No âmbito do prémio, a entidade italiana estabeleceu parcerias com várias galerias europeias para exposições individuais de artistas selecionados pelo júri dos prémios, que já teve 12 edições.

Além da exposição no Porto, a organização atribuiu também à sérvia uma residência artística no Centro Espronceda, em Barcelona, no ano passado, que culminou numa exposição individual.

Em 'Colors of Now', Milenkovic trabalha "uma reflexão acerca da Natureza e dos seus conflitos entre os conceitos urbanísticos e étnicos", explicou a galeria, em comunicado.

Um dos pontos essenciais na exposição individual de Milenkovic, caracterizada por várias paisagens, por vezes habitadas por grupos de pessoas, é a escala do espetador em relação às dimensões variadas dos quadros, o que dá azo a diferentes interpretações consoante o tamanho.

"O papel da figura humana é fundamental não só para esclarecer o observador quanto à escala, mas também para ritmar a obra", acrescenta o texto de apresentação das obras, nas quais se pretende criar efeitos distintos em relação à obra.

A exposição é descrita no catálogo como "um projeto onde o espetador é o protagonista", uma vez que este assume diferentes "sensações" ao relacionar-se com os quadros e o seu tamanho.

Em trabalhos de maior dimensão, surge a sensação, para o observador, de "sentir-se parte do espaço, parte da paisagem", na qual o espetador "se sente livre e infinito, como as figuras pintadas por Sanja", pode ler-se no sítio do Arte Laguna na Internet.

Já nas telas de tamanho mais reduzido, o público assume "quase o papel de 'voyeur', que perscruta a cena onde outros se movem, como que espreitando pelo buraco da fechadura".

Segundo a Galeria Fernando Santos, a artista sérvia seguiu as influências "de artistas tão variados como [o alemão] Martin Kippenberg ou [o norte-americano] Eric Fischl, num regresso a um certo realismo na pintura - e num regresso à pintura em si, cujo fim anunciado foi sem dúvida um exagero".

Milenkovic nasceu em 1983 na cidade sérvia de Nis, tendo-se mudado para Milão com 18 anos, para estudar Pintura e Artes Visuais na Academia Brera. Atualmente, vive e trabalha entre Paris e Milão, depois de ter começado a expor trabalhos em 2006.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório