Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Viaja muito? Veja se se identifica com o perfil do turista português

O que preferem os portugueses no que diz respeito a viagens? Quanto pretendem gastar? Preferem um hotel ou outro tipo de alojamento? O perfil do turista português foi apresentado esta quinta-feira no estudo International Travel Survey de 2018 realizado pela plataforma momondo.

Viaja muito? Veja se se identifica com o perfil do turista português
Notícias ao Minuto

13:19 - 08/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Turismo

O turismo está em altas e não é só com destino para o nosso país, os portugueses também gostam de viajar e os destinos favoritos são, imagine-se só, as ilhas. O perfil do turista português foi apresentado esta quinta-feira no estudo International Travel Survey de 2018 realizado pela plataforma momondo.

De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o perfil foi traçado com base nas respostas de mil portugueses com idades entre os 18 e os 65 anos.

“Metade dos portugueses inquiridos admite procurar inspiração para as férias junto da família e amigos, dando mais importância às suas recomendações do que a qualquer outra fonte”, revela o estudo.

Praia ou cidade? “Em 2017, 64% dos portugueses ansiava por férias na praia e, em 2018, esta tendência aumenta para 67%. Cerca de 31% optam por escapadelas em cidades e 20% admitem preferir passar o tempo livre noutro país, ainda que em zonas balneares”, revela o estudo.

E quanto ao orçamento? As opções variam consoante a idade. “28% do total dos inquiridos portugueses espera gastar entre 501 euros e 1.000 euros nas férias, mas existem exceções: entre os 18 e os 22 anos o orçamento máximo disponível é de 500 euros, enquanto dos 36 aos 55 anos vai até aos 2.000 euros.”

Relativamente ao alojamento, quase metade dos portugueses prefere o hotel, mas 38% dos portugueses entre os 18 e os 22 anos “prefere alojar-se em casa alugada”.

Refúgio nas ilhas

Os dois primeiros destinos mais procurados pelos portugueses são as ilhas portuguesas, nomeadamente, Ponta Delgada, nos Açores, e Madeira. O primeiro destino tem sido, aliás, o favorito há três anos consecutivos.

Porém, “Londres, que até agora estava no segundo lugar de preferências, sofreu uma drástica descida para o 5.º lugar em 2018", mostra o estudo. Os primeiros cinco lugares favoritos dos portugueses são ocupados por Paris, EUA e Reino Unido, depois dos Açores e Madeira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório