Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pedro Gomes expõe desenhos a partir de hoje no Museu Vieira da Silva

O artista Pedro Gomes apresenta a partir de hoje um conjunto de desenhos, alguns inéditos, inspirados no espaço urbano, numa exposição no Museu Arpad Szenes -- Vieira da Silva, em Lisboa.

Pedro Gomes expõe desenhos a partir de hoje no Museu Vieira da Silva
Notícias ao Minuto

07:40 - 08/03/18 por Lusa

Cultura Arte

Intitulada "Urbe", a mostra é inaugurada às 18:30, ficará patente até 27 de maio, organizada numa colaboração entre o Museu Vieira da Silva e a Fundação EDP, e inclui um catálogo com textos originais de José Manuel dos Santos e de Sérgio Fazenda Rodrigues.

De acordo com o museu, a ideia da exposição nasceu da afinidade intuída pelo artista entre o seu trabalho e o de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), porque ambos dão especial atenção ao espaço urbano, "confrontando duas abordagens de representação fragmentada do espaço".

Dividida em duas partes, a exposição integra desenhos de grandes dimensões que, pela forma como intervêm no espaço, funcionam como instalação.

A obra "Finisterra", de 2008, inédita em Lisboa, faz parte da série de desenhos do artista realizados com a técnica de papel perfurado, deixando neste caso, aparecer sob o papel pintado a preto, a mancha da cidade a branco, espécie de negativo impresso.

A outra obra, "Sem título", datada de 2018, é constituída por oito elementos agregados numa peça única, que revestem a totalidade de uma das paredes da sala do museu, "criando um panorama ficcional, cidade irreal, cidade-referente, em sintonia com as tantas cidades da memória de Maria Helena Vieira da Silva".

O trabalho de Pedro Gomes - nascido em Moçambique, em 1972, e que vive e trabalha em Lisboa - caracteriza-se por uma prática de desenho em que este assume, por vezes, uma condição de instalação, devido às suas grandes dimensões e ao uso do espaço expositivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório