Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dino Parque da Lourinhã com 20 mil visitantes no primeiro mês

O Dino Parque da Lourinhã, um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa, recebeu cerca de 20 mil visitantes desde que abriu há um mês ao público, disse hoje à agência Lusa o seu diretor-geral.

Dino Parque da Lourinhã com 20 mil visitantes no primeiro mês
Notícias ao Minuto

14:10 - 07/03/18 por Lusa

Cultura Dinossauros

"Estamos próximos dos 20 mil visitantes, o que é muito positivo para um mês de época baixa e está em linha com as nossas expectativas, já que a maioria dos visitantes virá no Verão", afirmou à Lusa Luís Rocha.

Em relação às visitas de escolas, têm recebido por semana cinco mil novas reservas, havendo 30 mil visitantes até junho, adiantou.

Luís Rocha anunciou que, no próximo fim de semana, o Dino Parque vai começar a efetuar visitas guiadas a pedido dos visitantes.

O Parque dos Dinossauros da Lourinhã foi inaugurado a 08 de fevereiro deste ano, mas só no dia seguinte abriu aos visitantes.

São esperados 200 mil visitantes no primeiro ano.

A uma hora de Lisboa, o Dino Parque deverá ter no Verão entre três a quatro mil visitantes por dia, número que deverá decrescer nos restantes períodos do ano.

Nas últimas décadas, os paleontólogos descobriram no concelho fósseis de dinossauros, pertencentes a várias espécies, o maior ninho de dinossauros com os mais antigos embriões até então encontrados, que colocam a Lourinhã na rota mundial da paleontologia.

No museu do Dino Parque, os visitantes encontram uma réplica do herbívoro 'Miragaia Longicolum', o crânio, pegadas e um ninho do carnívoro "Torvossaurus Tanneri", a réplica e um ninho de ovos e embriões do carnívoro 'Lourinhanosaurus Antunesi' ou o braço e a coluna vertebral do herbívoro saurópode 'Lourinhasaurus', achados que deram todos eles origem a novas espécies.

Para perceber na realidade como seriam estes animais, os visitantes são daí levados ao jardim, considerado o maior museu ao ar livre em Portugal, onde 120 modelos de dinossauros em tamanho real estão espalhados por diversos períodos.

Os maiores são o 'Lourinhasaurus', um dinossauro de pescoço e cauda compridos, 23 metros de altura e cinco toneladas de peso, e o herbívoro 'diplodocus', com mais de 20 metros, que viveram durante o Jurássico Superior, há 150 milhões de anos.

O Dino Parque possui ainda um pavilhão de atividades, onde as crianças podem ser paleontólogos por algumas horas e lançar-se à descoberta de achados de dinossauro ou participarem em escavações, por exemplo.

O bilhete para adultos custa 12,5 euros, para crianças 9,5 euros e cinco euros para as escolas, mas há ainda descontos para grupos e famílias.

O atual museu do Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã era exíguo para expor todos os achados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório