Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Foto do jornal Região de Leiria vence 'prata' em prémio internacional

O jornal Região de Leiria venceu hoje a medalha de prata num prémio internacional de 'design' jornalístico com uma fotografia captada nos incêndios de junho na região Centro, disse fonte daquele semanário regional.

Foto do jornal Região de Leiria vence 'prata' em prémio internacional
Notícias ao Minuto

22:08 - 24/02/18 por Lusa

País Incêndios

A medalha de prata atribuída à fotografia da autoria de Joaquim Dâmaso - que retrata uma idosa de 84 anos, residente numa aldeia do concelho de Figueiró dos Vinhos, a chorar, com um regador na mão, numa mata ainda fumegante - ficou em segundo lugar na categoria 'Breaking News' no concurso promovido pela 'Society for News Design', organização fundada nos EUA em 1979.

Francisco Santos, diretor do Região de Leiria, manifestou-se "muito orgulhoso" pelo prémio - divulgado hoje pelos promotores na rede social Twitter - e sublinhou a "enorme responsabilidade" que este acarreta para o jornal "fazer cada vez mais e melhor para os seus leitores".

"É a primeira vez que vencemos um prémio neste concurso, que é global", assinalou.

Já o fotojornalista Joaquim Dâmaso lembrou a história da fotografia vencedora e a "aposta" do jornal, e sua, em retratar os incêndios de junho sem fotografar chamas visíveis.

"Foi um risco", declarou.

"Era uma daquelas imagens que não passa despercebida", disse Joaquim Dâmaso, aludindo à idosa retratada na fotografia, que no dia anterior foi retirada da aldeia, pasto das chamas, por familiares e regressou, no dia seguinte, a um cenário "desolador".

O prémio deixa o autor "com uma grande satisfação", que partilha com a equipa do Região de Leiria, lembrando o trabalho de reportagem desenvolvido durante os incêndios, além da imagem agora vencedora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório