Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Governo diz estar empenhado em corrigir desequilíbrios económicos

O Ministério tutelado por Mário Centeno emitiu um comunicado, esta sexta-feira, depois de ter sido divulgado o 6.º relatório de avaliação pós-programa de ajuda externa pelo FMI, onde destaca que o crescimento da economia portuguesa está a convergir com o da UE.

Governo diz estar empenhado em corrigir desequilíbrios económicos
Notícias ao Minuto

17:15 - 23/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Relatório

Em resposta ao 6.º relatório de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Governo diz estar "firmemente empenhado na correção dos desiquilíbrios económicos" e salienta que a economia portuguesa está novamente a convergir com a União Europeia (UE).

Num comunicado enviado às redações, o gabinete do Ministério das Finanças destaca que o Governo irá apoiar-se na "implementação do Programa Nacional de Reformas, orientado para aumentar o crescimento potencial da economia e assegurar um crescimento sustentável e inclusivo"

No 6.º relatório da missão pós-programa de ajuda externa, o FMI apontou melhorias à economia portuguesa, mas também deixou alguns alertas. Isto porque, apesar das "melhorias no curto prazo", a economia portuguesa continua a ser penalizada por "importantes legados da crise", como os elevados 'stocks' de dívida pública e privada, que continuam a ser "fontes de vulnerabilidade".

No mesmo relatório, o FMI pede prudência ao Governo no aumento dos salários, avisando que subidas permanentes na despesa pública podem reduzir a margem de adaptação do país numa situação de crise, e defende menos taxas reduzidas de IVA.

Por outro lado, para aumentar o potencial de crescimento da economia e a resiliência a choques económicos, o FMI defende que são necessárias mais reformas estruturais, investimento e produtividade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório