Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Audiência deixa em liberdade ex-chefe da polícia regional suspeito

Uma juíza da Audiência Nacional deixou hoje em liberdade o ex-chefe da polícia regional catalã, que está a ser investigado pela sua presumida responsabilidade na falta de ação das forças de segurança para impedir o referendo independentista ilegalizado.

Audiência deixa em liberdade ex-chefe da polícia regional suspeito
Notícias ao Minuto

12:56 - 23/02/18 por Lusa

Mundo Catalunha

O tribunal que trata de casos especiais de delitos contra o Estado espanhol ou o crime organizado recusou impor as medidas cautelares pedidas pela procuradoria-geral: liberdade com uma fiança de 50.000 euros.

Josep Lluis Trapero foi hoje ouvido pela terceira vez no quadro de uma investigação por delitos de sedição, devido à inação dos Mossos d'Esquadra (polícia regional) num caso em setembro de 2017 de assédio popular às forças da Guardia Civil e também no dia do referendo de autodeterminação da Catalunha, em 01 de outubro do ano passado, considerado previamente ilegal pelo Tribunal Constitucional espanhol.

A juíza Carmen Lamela manteve as mesmas medidas cautelares impostas aquando da segunda audiência: comparecências quinzenais, retirada do passaporte, proibição de sair de Espanha e fixação de domicílio e telefone.

Antes da audiência de hoje, a juíza tinha considerado que a atuação dos Mossos d'Esquadra "foi dirigida para obstruir qualquer ação que bloqueasse o plano estratégico até à independência" e "foi utilizada para controlar as ações" das outras polícias".

O "processo" de independência da Catalunha foi interrompido em 27 de outubro de 2017 quando o Governo central espanhol decidiu intervir na Comunidade Autónoma, nomeadamente através da dissolução do parlamento regional, a destituição do executivo regional e a convocação de eleições regionais que se realizaram a 21 de dezembro último.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório