Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Corrida. Quando deve trocar de ténis?

Os ténis são os melhores amigos de qualquer desportista ativo. Quando corre com ténis gastos o stress aumenta e a probabilidade de lesões também Por isso, é preciso conhecer bem o seu companheiro de treinos e provas.

Corrida. Quando deve trocar de ténis?
Notícias ao Minuto

18:01 - 23/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Calçado

Os ténis são produzidos com duas funções básicas: proteger os pés e as pernas do esforço físico das corridas e permitir que o desportista atinga ao máximo o seu potencial.

Além disso, os ténis de corrida são desenhados para amortecer o impacto que advém do contato do pé com o solo e que afeta as articulações. A força desses ‘choques’ chega a ser o equivalente até três vezes o peso do corredor. Como tal,

a capacidade de amortecimento deve ser muito eficiente, capaz de evitar lesões nos tornozelos, joelhos, entre outras partes do corpo.

Outro fator indispensável é a flexibilidade na parte frontal da sola. Isso melhora a a aderência, aumenta a sensibilidade e garante um maior conforto.

Por isso se corre com ténis velhos ou desgastados poderá se lesionar. Saiba quando deve substituir os seus companheiros de corrida.

Os quilómetros dos seus ténis

Uma regra de ouro para substituir os seus ténis de corrida é trocá-los a cada 300 a 600 quilómetros, dependendo do seu estilo de corrida, peso corporal e da superfície onde corre. Corredores mais magros podem adiar um pouco a compra de sapatos novos, enquanto os mais pesados devem considerar repor os seus ténis mais próximo dos 300 quilómetros. Se corre em pisos irregulares também será preciso fazer a troca mais cedo. E a qualquer sinal de incómodo, ponha esse calçado na reforma.

Sente dores

Se sente fadiga muscular, dores nas canelas ou um pouco de dor nas articulações (especialmente nos joelhos) é sinal de que pode estar a usar ténis que já perderam o amortecimento. Esteja atento.

Os seus ténis falharam no teste de torção

Calce os seus ténis e simule que torce o pé, o calçado deverá manter-se firme. Um ténis velho, ou que não tem suporte adequado, irá torcer facilmente.

A sola está desgastada

Um sinal evidente de que precisa de ténis novos de corrida é se as solas estão desgastadas. Elas devem durar mais que o amortecimento e a absorção de impacto do calçado. Por isso, se as solas estão gastas, é um sinal que precisa definitivamente de umas sapatilhas novas.

Com ténis novos sente-se muito melhor

Alguns especialistas recomendam que tenha ao menos dois pares de ténis para os treinos. E esta pode ser uma estratégia para saber quando deve trocar os seus melhores amigos. Tenha um par mais novo para comparar com o seu antigo. Se notar uma grande diferença no amortecimento do mais novo, então provavelmente é hora de aposentar os ténis velhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório