Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente Marcelo e Rui Rio marcam segundo encontro em Belém

O anúncio foi feito pelo próprio Presidente durante a visita de Estado a São Tomé e Príncipe.

Presidente Marcelo e Rui Rio marcam segundo encontro em Belém
Notícias ao Minuto

14:10 - 22/02/18 por Ana Lemos com Lusa

Política Presidente República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem almoço de trabalho marcado na próxima segunda-feira (dia 26) com o líder do PSD, Rui Rio.

O anúncio foi feito pelo Presidente da República em declarações aos jornalistas na roça Sundy, a cerca de oito quilómetros da capital da ilha são-tomense do Príncipe, Santo António, para fazer o balanço da visita de Estado de três dias a São Tomé e Príncipe.

"Não me querem perguntar especificamente um ponto da agenda? Esse posso confirmar, receberei para almoçar na segunda-feira", disse o chefe de Estado.

Um almoço que acontecerá precisamente uma semana depois do primeiro encontro entre ambos no Palácio de Belém, após a consagração de Rui Rio no 37.º Congresso do PSD.

Nesse mesmo dia o líder do PSD foi recebido em São Bento pelo primeiro-ministro, António Costa, na terça-feira. No final de ambos os encontros, Rui Rio salientou a disponibilidade dos sociais-democratas para o diálogo com os restantes partidos e admitiu "uma nova fase" nas relações com o Governo.

De referir que até à próxima segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa terá um encontro com a líder do CDS-PP, Assunção Cristas.

Questionado sobre o entendimento político em Portugal, depois de na quarta-feira ter conseguido por os deputados de todos os partidos com assento parlamentar a cantar o 'Grândola Vila Morena' na receção à comunidade portuguesa, Marcelo referiu que quando se olha para o país de fora "é que se vê como é grande a unidade nacional".

"Também se vê lá dentro, mas quando se vê de fora têm-se outro distanciamento, outra perspetiva, e vê-se o que é a unidade nacional", reforçou.

O Presidente acrescentou que essa unidade se traduz "na vivência da mesma política externa, na vivência da mesma fraternidade com São Tomé e Príncipe", mas também no que "é essencial para a unidade" de Portugal.

"Aquilo que nos une é de longe muito mais importante do que aquilo que nos divide e se eu digo isso quando estou em território físico nacional, vendo à distância aí mais seguro fico de que aquilo que digo tem razão de ser", disse.

Para Marcelo, em política e em democracia há o acessório que, "por muito importante que pareça, "quando se tem distanciamento histórico e distanciamento geográfico, percebe-se que o acessório é acessório".

Marcelo Rebelo de Sousa termina hoje uma visita de Estado de três dia a São Tomé e Príncipe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório