Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

CDS marca debate devido a "descontentamento nas forças de segurança"

O CDS-PP justificou hoje a marcação de um debate de atualidade sobre segurança interna, para quinta-feira no parlamento, com os problemas no setor, que passam por "um grande descontentamento nas forças de segurança".

CDS marca debate devido a "descontentamento nas forças de segurança"
Notícias ao Minuto

19:51 - 21/02/18 por Lusa

Política Parlamento

"O CDS está preocupado com vários problemas que tem vindo a ocorrer na segurança interna do país, daí este debate de atualidade. Existe um grande descontentamento nas forças de segurança", disse à agência Lusa o deputado Telmo Correia.

O deputado centrista sublinhou que esse descontentamento se materializou na entrega de uma moção na residência oficial do primeiro-ministro, por polícias e militares, um documento que exige o descongelamento de carreiras e a contagem do tempo em que estiveram congeladas, entre 2011 e 2017.

"Este Governo e este ministro tentam mudar a retórica, mas continua tudo na mesma ao nível dos equipamentos do estatuto e das condições de trabalho. Vamos colocar questões concretas ao senhor ministro da Administração Interna e esperamos que ele saiba responder", sustentou Telmo Correia.

Os polícias e militares exigiram, na terça-feira, ao Governo uma resposta sobre o descongelamento das carreiras até ao final do mês, ameaçando com ações de luta caso a situação não seja resolvida.

Os elementos das forças de segurança e das Forças Armadas realizaram um encontro para aprovarem uma moção e, no final, os cerca de 200 polícias e militares presentes na iniciativa deslocaram-se à residência do primeiro-ministro, onde uma delegação entregou o documento.

A moção a exigir o início das negociações para o descongelamento de carreiras, tal como está previsto no Orçamento do Estado, tem como signatários a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), Associação Nacional de Sargentos (ANS), Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), Associação de Praças (AP), Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP), Sindicato Independente dos Agentes da Polícia (SIAP) e Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório