Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comunistas acusam PS e Governo de convergência à direita

O PCP acusou hoje o PS e o seu Governo minoritário de "opções de classe ao serviço do grande capital" em rota de "convergência com o PSD e o CDS", numa nota sobre o 37.º Congresso social-democrata.

Comunistas acusam PS e Governo de convergência à direita
Notícias ao Minuto

19:30 - 21/02/18 por Lusa

Política PCP

"Este desenvolvimento confirma que o PS e o seu Governo, seguindo as suas opções de classe ao serviço do grande capital, assume cada vez mais a convergência com o PSD e o CDS, como se verificou em várias situações, ainda recentemente com a rejeição do projeto [de lei] do PCP sobre a reposição do valor do trabalho extraordinário", lê-se no comunicado.

Na nota, o PCP declara que "os desenvolvimentos da situação nacional decorrente do congresso do PSD", que decorreu no fim de semana, exigem, "para prosseguir o caminho de avanços na reposição e conquista de direitos", "o reforço do PCP e da sua influência política".

O novo presidente do PSD, Rui Rio, falou, na terça-feira, de "uma nova fase" nas relações com o PS e anunciou que irá indicar interlocutores para o diálogo com o Governo sobre descentralização e o futuro quadro comunitário de apoios "pós-2020", após uma audiência com o primeiro-ministro, António Costa, admitindo ainda conversações sobre justiça e segurança social.

"Num quadro em que o PSD procura encontrar o caminho que permita recuperar essa política de agravamento da exploração, do empobrecimento e de desastre nacional que executou, não podem deixar de ter significado as expressões de consensualidade que marcaram o encontro de Rui Rio e António Costa, do que revelam de convergência de opções e posicionamentos que PS e PSD partilham em matérias estruturais", é ainda referido no comunicado.

Na nota é ainda registada "a assumida articulação entre PS e PSD para reformas estruturais como a chamada 'descentralização' (de facto, uma transferência de encargos e desresponsabilização do Estado), quer quanto aos fundos comunitários (com o conjunto de opções em matéria de desenvolvimento e destinatários)".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório