Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Exposição de homenagem ao 'designer' italiano Vico Magistretti em março

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, acolhe em março uma exposição de homenagem ao 'designer' italiano Vico Magistretti, no âmbito do Dia do Design Italiano no Mundo, anunciou hoje o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa (IICL).

Exposição de homenagem ao 'designer' italiano Vico Magistretti em março
Notícias ao Minuto

18:16 - 21/02/18 por Lusa

Cultura Lisboa

"Composta por esboços, fotografias, apontamentos, cartas, faxes e algumas peças históricas ainda hoje em produção, a exposição relata a história de projetos e produtos tendo como fio condutor a relação profissional e pessoal de Magistretti com os criadores das várias empresas com as quais o seu sucesso foi inevitavelmente entrelaçado", refere o IICL num comunicado hoje divulgado.

A exposição "Svicolando. Homenagem a Vico Magistretti", com curadoria do arquiteto italiano Nadir Bonaccorso, a viver atualmente em Portugal, é inaugurada a 01 de março.

A 06 de março, "para assinalar o encerramento da exposição dedicada a Magistretti, que além de 'designer' também foi arquiteto, está prevista, na Sala Sophia de Mello Breyner no Centro Cultural de Belém, a conferência 'Arquitetura e design italiano na época de ouro, 1947-1959' pelo professor Marco Mulazzani, docente de História da Arquitetura na Universidade de Ferrara, com apresentação a cargo do arquiteto Nadir Bonaccorso".

A exposição segue depois para Matosinhos, onde estará patente de 14 a 26 de março, na Casa do Design de Matosinhos, no âmbito de uma parceria com a Escola Superior de Artes e Design.

O programa do IICL para o Dia do Design Italiano no Mundo inclui também "uma tarde de 'portas abertas' no Babled Design Studio de Lisboa, no dia 01 de março, para visitar a exposição de peças únicas em vidro desenhadas por Emmanuel Babled e realizadas para a casa Venini de Murano".

O Dia do Design Italiano no Mundo, que acontece este ano pela segunda vez, "tem como objetivo celebrar, a nível internacional, a excelência do 'design' italiano de qualidade que representa hoje um sinal distintivo do 'Made in Italy' [fabricado em Itália], um dos pontos principais da ação de promoção do 'viver à italiana', capaz de veicular uma imagem inovadora de Itália além-fronteiras".

Nesta edição, a iniciativa é dedicada à relação entre 'design' e sustentabilidade, do ponto de vista económico, social e ambiental.

No dia 01 de março, no âmbito do Dia do Design Italiano no Mundo, decorrem iniciativas em cem cidades espalhadas pelo mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório