Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Guterres "profundamente inquieto" com violência em Ghouta oriental

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se hoje "profundamente inquieto" perante a escalada da violência no enclave rebelde de Ghouta oriental, região nos arredores de Damasco controlada por forças que ainda resistem ao regime sírio.

Guterres "profundamente inquieto" com violência em Ghouta oriental
Notícias ao Minuto

06:21 - 21/02/18 por Lusa

Mundo ONU

"O secretário-geral está profundamente preocupado com a situação no Ghouta Oriental e com o impacto devastador que está a ter sobre os civis", disse o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), mais de 100 civis, incluindo 15 crianças, foram mortas na terça-feira em Ghouta oriental, elevando para 225 o número de civis mortos desde domingo.

As tropas de Damasco preparam-se para desencadear uma operação terrestre de envergadura contra este bastião rebelde, o último perto de Damasco, cercado desde 2015 e onde ainda permanecem 400.000 pessoas.

O regime pretende retomar o controlo de Ghouta para pôr termo aos disparos de 'rockets' dos rebeldes sobre Damasco. Segundo a agência oficial Sana, nove civis foram mortos e 498 feridos em bombardeamentos rebeldes sobre a capital na terça-feira.

António Guterres exortou todas as partes envolvidas no conflito a respeitar os princípios fundamentais dos direitos humanos, incluindo a proteção de civis durante conflitos armados, disse o porta-voz do secretário-geral da ONU.

"Quase 400 mil pessoas no Ghouta oriental estão sujeitas a ataques aéreos e bombardeios", denunciou Dujarric.

Sitiados pelas forças do governo sírio, os residentes do leste de Ghouta "vivem em condições extremas, particularmente de desnutrição", disse Dujarric.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório