Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Porque temos olheiras e como fazê-las desaparecer

Beber água reduz as olheiras, já ingerir refrigerantes pode agravá-las. O uso de protetor solar ajuda a combatê-las e as alergias podem torná-las ainda mais marcadas. Reunimos algumas informações que, provavelmente, não sabia sobre esses círculos escuros tão temidos.

Porque temos olheiras e como fazê-las desaparecer
Notícias ao Minuto

16:00 - 20/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Quando temos 20 anos, as olheiras são um 'bom' sinal – que passámos a noite na borga e a ressaca não se sente só no estômago.

Mas a partir dos 30 as olheiras são de facto uma marca da idade. E dificilmente nos conseguimos livrar delas. Podem tornar-se mais nítidas após noites mal dormidas ou em períodos de muito trabalho mas também podemos culpar a genética, a hiperpigmentação... e obviamente a idade!

Perceba melhor o que são esse círculos escuros debaixo dos olhos.

As cores das olheiras

As cores estão relacionadas com as suas causas. Mona Gohara, professora de dermatologia na Universidade Yale, explicou à revista Teen Vogueque, normalmente, as olheiras azuladas são o resultado dos vasos sanguíneos dilatados (cansaço, falta de sono ou acumulação de líquidos debaixo dos olhos por estarmos tanto tempo deitados enquanto dormimos), enquanto as olheiras acastanhadas estão relacionadas com a superprodução de melanina — genética, exposição ao sol ou até o ato de esfregar os olhos constantemente.

Mas o nosso próprio tom de pele também vai influenciar a cor das olheiras. As peles mais pálidas vão fazer com que as veias pareçam azuladas ou arroxeadas enquanto as pessoas com pele morena têm veias de uma tonalidade mais perto do verde ou do castanho. Gohara diz que é fácil perceber quando as olheiras são de cansaço ou já são uma marca fixa da pele: olheiras de cansaço acumulam-se especialmente debaixo dos olhos enquanto as olheiras relacionadas com a produção excessiva de melanina tendem a acumular-se ao redor de todo o olho.

A alimentação ou as alergias

Os especialistas defendem que as olheiras também podem estar relacionadas com inflamações derivadas de uma alimentação pobre em frutas e legumes. A fundação LiveStrong fala de uma “dieta anti-inflamatória” que pode reduzir as olheiras através de alimentos que fortalecem o corpo com antioxidantes. Esta dieta também evita os alimentos processados e os fritos. Além da alimentação, as alergias também potenciam as olheiras porque as histaminas libertadas pelo sistema imunológico podem causar inchaço nos olhos.

Produtos caseiros

Esqueça os cremes caros! As bolsas de chá geladas, as rodelas de pepino, as fatias de batatas, óleo de coco… Há uma lista enorme de dicas caseiras que aliviam as olheiras porque ativam a circulação, melhoram a hidratação da pele e reduzem a inflamação e os inchaços de manhã.

O desmaquilhante de olhos

Se está constantemente a esfregar os olhos para conseguir retirar os restos de máscara de pestanas, está a inflamar a pele, o que torna as olheiras mais vincadas. O ideal será usar desmaquilhante de olhos porque vai retirar a maquilhagem dos com fricção mínima.

O protetor solar

A pele do contorno dos olhos é uma das que mais sofre com os nossos (maus) hábitos: dormir pouco, comer mal, não beber água para hidratar, fumar, apanhar sol… Se aplica protetor solar no rosto mas ignora a zona dos olhos, não está a proteger a pele que mais precisa dele.

Desidratação

A desidratação é uma das causas mais comuns das olheiras. Quando o corpo não tem a quantidade adequada de água diária, os sintomas tornam-se bastante visíveis nesta zona e traduzem-se em olheiras. Além de todos os motivos por que deve beber muita água durante o dia, evitar o agravamento das olheiras é mais um. Os especialistas acrescentam que não se deve substituir o consumo de água por bebidas com cafeína, refrigerantes, álcool, porque vão desidratar ainda mais o corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório