Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Viver até aos 100 anos… Saiba como

O segredo foi revelado. Saiba quais são as oito coisas que pode fazer e que o vão ajudar a viver mais, quem sabe até aos 100 anos!

Viver até aos 100 anos… Saiba como
Notícias ao Minuto

20:00 - 19/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Longevidade

De acordo com um estudo divulgado pelo Office for National Statistics, no Reino Unido, o número de pessoas naquele país com mais de 100 anos quadruplicou só nas duas últimas décadas, para 14, 570 na última contagem. Então porque será que tantas pessoas estão a alcançar uma idade tão avançada? E como o conseguem?

Ora, segundo os investigadores há várias áreas no mundo onde a população vive durante mais tempo e com mais saúde.

Conhecidas como ‘zonas azuis’, incluem regiões como a California ou países como a Costa Rica, Itália, Grécia ou Japão. O nutricionista e geriatra Rafael Puol, compilou oito passos simples seguidos pelos habitantes desses lugares, para que também você possa aumentar a probabilidade de se tornar num centenário.

Níveis de stress

O stress contribui para muitas doenças. Aprenda a relaxar e diminua os níveis de ansiedade. Em países como a Grécia ou Itália, e até como o nosso, isso pode incluir dormir uma sesta; já no Japão, beber um chá. Experimente qualquer coisa que ajude o seu corpo e mente a descansar e a abstraírem-se, nem que seja por instantes, faça um puzzle ou aprenda a tricotar, por exemplo.

Coma vegetais

Quem vive nas ‘zonas azuis’ ingere uma dieta rica em vegetais que contém vitaminas, antioxidantes e nutrientes conhecidos por combaterem vários tipos de cancro e outras doenças fatais.

Não negligencie a família

Uma família feliz aumenta a saúde e a longevidade. Faça aquele telefonema ou vá tomar aquele café.

Mantenha-se ativo

O que inclui a prática de exercício físico e mesmo a atividade que as tarefas do dia a dia requerem, como fazer jardinagem, limpar a casa ou ir às compras. Nas ‘zonas azuis’ as pessoas andam mais, por exemplo. Vai ao supermercado? Deixe o carro em casa.

Deixe um espacinho

Os japoneses seguem o ‘Hara hachi bu’, um ensinamento do antigo filósofo chinês Confucius, que significa comer até estar 80% cheio, deixando algum espaço no estômago de modo a ajudar à digestão.

Seja sociável

Saia com amigos, fale com os seus vizinhos ou faça atividades de grupo, como jogar xadrez, bingo ou vá a aulas de artesanato. Interação humana prolonga a vida.

Beba menos

Consuma álcool moderadamente. Quem bebe álcool ocasionalmente vive mais do que pessoas que se abstém completamente!

Tenha objetivos

No Japão, os habitantes da ‘zona azul’ colocam um grande ênfase naquilo a que chamam de ‘ikigai’, ou uma ‘razão para viver’. Ou seja, ter um motivo para acordar todos os dias. Quer seja encontrar-se com um amigo, alimentar um animal de estimação, ir passear, escrever um livro ou integrar uma associação de solidariedade. Ter objetivos contribui para a manutenção de uma atitude positiva e consequentemente para uma maior longevidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório