Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Luís Montenegro anuncia que vai deixar grupo parlamentar do PSD

Anúncio foi feito já na parte final do seu discurso, este sábado à tarde, no congresso do PSD.

Luís Montenegro anuncia que vai deixar grupo parlamentar do PSD
Notícias ao Minuto

18:05 - 17/02/18 por Pedro Filipe Pina

Política Congresso

Luís Montenegro, que chegou a ser o líder da bancada parlamentar do PSD durante a presidência de Passos Coelho no PSD, está de saída do Parlamento.

O anúncio foi feito pelo próprio já na parte final do seu discurso esta tarde de sábado, no 37º congresso do partido, que decorre até amanhã em Lisboa.

É a 5 de abril que Luís Montenegro sairá da Assembleia da República.

"Para quem não sabe, completei ontem 45 anos de vida. Exerço funções públicas sempre através do voto popular há 25 anos consecutivos. Deixei no dia 13 de janeiro de ter  funções partidárias. No próximo dia 5 de abril completarei 16 anos de intenso e ininterrupto trabalho parlamentar. Pois bem, quero dizer-vos que escolhi precisamente esse dia para deixar o Parlamento. Sinto que é hora de dar oportunidade a outros. Sinto que é hora de me poder dedicar em exclusivo à minha profissão. Sinto que é hora de dar aos meus filhos o que nunca tiveram: o pai em casa todos os dias", afirmou.

Foi desta forma que Luís Montenegro se encaminhou para um final de um discurso em que, a dada altura, e abordando diretamente Rui Rio, pediu ao novo líder do partido para não deixar "que o PSD se transforme no grupo de amigos de Rui Rio".

Apesar do anúncio da sua saída, Luís Montenegro garante que manterá o "debate" político, mas "noutro local. Na rádio, na televisão, por ventura nos jornais. Mas, acrescentou, "estejam descansados, não vou fazer como outros. Nesse combate vou sempre ajudar o PSD", declaração que lhe valeu ovação da plateia.

"Se for preciso estar cá, eu cá estarei. Para o que der e vier, sem receio de nada e sem estar por conta de ninguém. Sou totalmente livre. Desta vez decidi dizer não. Se em algum dia entender dizer sim, já sabem: eu não vou pedir licença a ninguém", afirmou, acrescentando que "agora é hora de Rui Rio".

Luís Montenegro, recorde-se, chegou a ser um dos nomes apontados para a possível sucessão a Passos Coelho, mas manteve-se à parte, evitando entrar numa corrida interna que contou com Santana Lopes e Rui Rio.

[Notícia atualizada às 18h15]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório