Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Se PSD não é claro, "BE e PCP podem continuar a fingir que são oposição"

Hugo Soares está de saída da liderança do grupo parlamentar do PSD. Fernando Negrão deverá assumir o seu lugar.

Se PSD não é claro, "BE e PCP podem continuar a fingir que são oposição"
Notícias ao Minuto

16:44 - 17/02/18 por Pedro Filipe Pina

Política Hugo Soares

O PSD tem as atenções centradas no 37º congresso do partido, que está a decorrer este fim de semana em Lisboa, na antiga FIL.

A noite de sexta-feira ficou marcada pelo último discurso de Passos Coelho e a estreia de Rui Rio a discursar, momentos que marcaram a 'passagem de testemunho' na liderança do partido. Este sábado o congresso prossegue.

À margem dos discursos, Hugo Soares, que está de saída da liderança da bancada parlamentar do PSD, falou à antena da SIC Notícias sobre o momento do partido. Questionado sobre algumas das suas posições recentes, nomeadamente sobre qual deve ser a posição do PSD relativamente à próxima votação do Orçamento do Estado, Hugo Soares reconhece divergências mas diz-se "empenhado" no apoio ao novo líder.

Rui Rio tem de dizer já que o Orçamento é para chumbar? "Eu não disse que o dr. Rui Rio tinha de dizer já, dei a minha opinião. Não quero com isto criar qualquer condicionalismo à intervenção política de Rui Rio, pelo contrário, já tive oportunidade de dizer que estou muito sintonizado e empenhado em apoiar Rui Rio".

"Entendo", acrescentou, "é uma coisa diferente: não pode haver margem para dúvidas do posicionamento do PSD no que diz respeito à viabilização de uma governação que é um desgoverno para os portugueses. O PSD tem de ser a alternativa e a alternativa não viabiliza o principal instrumento de governação, que é o Orçamento do Estado".

"Se nós não tivermos uma posição desde já clara, o Bloco de Esquerda e o PCP poderão continuar a brincar, a fingir que são posição", afirmou, reiterando que "o PSD não pode aprovar o próximo Orçamento do Estado".

Questionado sobre se foi "ultrapassado", com o facto de Fernando Negrão e Rui Rio terem falado logo a seguir às diretas do partido sobre a liderança da bancada parlamentar, diz Hugo Soares que "não" se sentiu "ultrapassado".

"Não sabia que essa conversa existiu nem tenho de saber. Rui Rio e Fernando Negrão falam com quem quiserem, tenho pelos dois muito respeito e por Fernando Negrão até amizade, que o conheço há muitos anos", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório