Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vai comer carne de javali capturado em Trás-os-Montes? Cuidado

Se pretende consumir carne de javali capturado em Trás-os-Montes esta notícia é para si. A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu um alerta, já que há risco para a saúde humana decorrente do consumo de carne infetada.

Vai comer carne de javali capturado em Trás-os-Montes? Cuidado
Notícias ao Minuto

09:58 - 17/02/18 por Filipa Matias Pereira

País Alerta

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu recentemente um alerta, publicado no seu site oficial, onde adverte a população para a “deteção de larvas de 'Trichinella spp' em javalis capturados em montarias nos concelhos da região de Trás-os-Montes”. De acordo com a entidade, a presença destas larvas representa um “risco para a saúde humana decorrente do consumo de carne obtida de animais infetados com esta parasitose”.

O edital publicado determina, com efeito, “que todos os animais abatidos em atos venatórios praticados na área destes concelhos sejam submetidos a pesquisa de 'Trichinella' previamente a qualquer tipo de consumo, quer para colocação no mercado, quer para consumo doméstico privado”.

Recomenda-se ainda, como medida de precaução, “que qualquer carne proveniente de javalis abatidos fora da área de risco que não tenham sido submetidos à pesquisa de 'Trichinella' seja previamente sujeita a tratamento térmico por cozedura ou congelação nos termos indicados no edital”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório