Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

‘Tropas’ minhotas arrasadas em Marselha. Salvou-se o ‘soldado’ Matheus

Marselha venceu o Sp. Braga (3-0) na primeira mão dos 16-avos de final da Liga Europa e os minhotos têm a eliminatória praticamente perdida.

‘Tropas’ minhotas arrasadas em Marselha. Salvou-se o ‘soldado’ Matheus

Resumo: Depois da noite ‘horribilis’ do FC Porto, o Sp. Braga seguiu as pisadas saiu derrotado de Marselha (0-3), no jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um desaire que podia ter sido mais expressivo, valendo o guardião Matheus que efetuou defesas do outro do mundo no Velódrome.

Matheus: o amuleto da sorte minhota

Sp. Braga e Marselha entraram em campo com um Vélodrome desolador. Ao contrário dos ambientes frenéticos nos jogos da Ligue 1, o jogo desta noite não foi assistido por mais de 15 mil espetadores.

Apesar do frio que chegou das bancadas, a partida começou eletrizante com Payet a servir Germain na pequena área e o resultado da jogada a ser o pior para as cores minhotas.

O Sp. Braga regiu ao golo e, instantes depois, Dyego Sousa podia ter alcançado a igualdade, mas foi sol de pouca vista. Os pupilos de Abel Ferreira apresentaram um bloco baixo e não reagiram à pressão do Sp. Braga.

Durante a etapa inicial, o Marselha teve um carrossel de oportunidades: aos 19’ por Ocampos e, de seguida, Germain e aos 29’ nova dupla ocasião por Sarr e N’Jie. Esta última negada com um ‘voo’ espetacular de Matheus.

São Matheus foi ‘salvador’ e o cofre minhoto só não sofreu novo arrombo, porque até a barra negou os festejos a Payet, aos 42 minutos.

Não basta ter um grande soldado para vencer a guerra

O Sp. Braga entrou afoito na etapa complementar e arquitetou lances de perigo pela sua ala direita. O ‘obreiro’ Ricardo Esgaio esteve à beira de colher os seus dividendos quando serviu Paulinho, após um cruzamento com conta, peso e medida… mas estava lá Pelé a evitar males maiores.

A defesa do Marselha que apresentou bastante consistência com o central Rolando, antigo jogador do FC Porto, sempre atento na marcação ao adversário.

Mas a lei da primeira voltou a ser a da segunda parte … e o leitor já advinha quem subiu novamente à ribalta. Matheus merecia o Óscar pela soberba defesa que protagonizou aos 65 minutos: defendeu por instinto com a cabeça!

Todavia é difícil adiar o inadiável e quatro minutos Germain registou o bis na partida. E quatro foi o número de minutos que bastaram para Thauvin, a estrela do Marselha, entrar em campo e fazer o terceiro. Pelo meio mais uma defesa incrível de Matheus.

Mas para uma ‘invasão’ ter sucesso não basta ter um soldado perfeito, é preciso contar com um bom exército. E Abel Ferreira sai de Marselha com a bandeira branca estendida e a eliminatória praticamente fechada.

DIRETO DO MARSELHA - SP. BRAGA:

90' - Sete minutos de compensação.

89' - Wilson Eduardo tenta a sorte, mas o remate saiu disparatado. Abel Ferreira completamente desconsolado.

82' - Esteve perto o quarto do Marselha.

74' - GOLO DO MARSELHA! Marca Thauvin. Bastaram quatro minutos em campo para fazer estragos.

73' - Incrível. Mais uma defesa de Matheus.

72' - Saiu João Carlos para a entrada de André Horta.

69' -  GOLO DO MARSELHA. Bis de Germain. Porque Matheus não pode negar tudo...

65' - Matheus faz uma defesa do outro mundo... com a cabeça! O guardião português cresceu para Ocampos e nega, por instinto, o golo do Marselha. E quantos golos já evitou Matheus neste encontro?

58' - Saiu o lateral-esquerdo Amavi e entra Sakai.

55' - Serviu Payet e Luiz Gustavo à beira de um golão. Payet assume-se nesta altura como o melhor homem em campo.

50' - Cruzamento de Ricardo Esgaio, apareceu Paulinho que quase desviava para golo. Estava atento o guardião Pelé. 

46' - Começa a segunda parte.

45' - Intervalo no Vélodrome.

42' - Payet acerta na barra da baliza na conversão de um livre direto. Como sofre o Sp. Braga...

42' - Cartão amarelo para Vukcevic. 

40' - Corte de Sequeira em cima da linha de golo. Respira o Sp. Braga. Perto, perto, perto.... o segundo do Marselha.

35' - Marselha fica a pedir penálti por falta de Diogo Figueiras no coração da área minhota.

São Matheus está a negar a goleada ao Marselha

29' - Duas defesas soberbas de Matheus: primeiro a remate de Sarr e depois um 'voo' fantástico a negar o golo de N’Jie.

24' - Boa jogada do Sp. Braga mas João Carlos Teixeira não resolveu da melhor forma no interior da área do Marselha.

19' - Marselha muito perto do segundo golo. Primeiro Ocampos e depois Germain. Matheus foi 'gigante' entre os postes do Sp. Braga.

Marselha entra bem no jogo, com melhor qualidade de passe do que o Sp. Braga.

13' - Cartão amarelo para Amavi por falta sobre Ricardo Esgaio.

8' - Dyego Sousa tentou a sorte e a bola passa perto do poste.

4' - Golo do Marselha. Marca Germain.

As duas equipas entram em campo num estádio. Não estão mais de 15 mil espetadores nas bancadas...

1' - Rola a bola no Stade Vélodrome.

Siga em direto todas as emoções a partir do Stade Vélodrome.

Onze do Marselha: Pelé, Sarr, Rami, Rolando, Amavi, Lopez, Luiz Gustavo, Payet, N’Jie, Germain e Ocampos.

Onze do Sp. Braga: Matheus, Diogo Figueiras, Rosic, Willemen da Silva, Sequeira, Ricardo Esgaio, Danilo, Vukcevic, Dyego Sousa, Paulinho e João Carlos Teixeira.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Antevisão: O Sp. Braga é a última das três equipas portuguesas a entrar em campo, após FC Porto e Sporting. O duelo desta quinta-feira, no Vélodrome, é uma reedição do que se passou na fase de grupos da Liga Europa de 2015, quando os arsenalistas travaram forças com o emblema do sul de França. Na altura, os minhotos saíram de terras gaulesas com uma derrota (0-1).

Os pupilos de Abel Ferreira, que ocupam o quarto lugar no campeonato, ambicionam chegar longe na competição e o treinador arsenalista, na antevisão do encontro, até citou Napoleão Bonaparte. Afinal será possível um 'exército menor' derrotar a armada marselhesa?

Marselha que vai contar com um português no onze: Rolando, antigo central do FC Porto. Outro senhor bastante conhecido das hostes lusitanas, mais concretamente do Benfica, Mitroglou não será carta possível para Rudi Garcia já que o grego se encontro lesionado, a par de Mandanda.

Treinadores em discurso direto

Rudi Garcia: "O Braga é uma equipa muito boa, não são quartos classificados por nada. São a quarta força de Portugal, é uma equipa composta por jogadores experientes, que corre muito e é um bom adversário com o qual teremos dois bons encontros".

Abel Ferreira: “Napoleão Bonaparte dizia que o segredo consiste em ter coragem para enfrentar a força do adversário e que, com um exército inferior, deve-se ter a capacidade de, no ponto de ataque e da defesa, conseguir superar o nosso adversário. É isso que temos de procurar fazer amanhã [quinta-feira]. Temos de ter a máxima concentração a nível ofensivo e defensivo, jogando com a nossa identidade”

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório