Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Novo presidente diz que TNSJ enfrenta "desafios muito interessantes"

O novo presidente do Teatro Nacional São João (TNSJ), Pedro Sobrado, disse que, depois de um primeiro balanço da instituição, vai ser preciso "tomar balanço" para enfrentar os "desafios muito interessantes" com que esta se depara.

Novo presidente diz que TNSJ enfrenta "desafios muito interessantes"
Notícias ao Minuto

13:30 - 15/02/18 por Lusa

Cultura Pedro Sobrado

Em declarações à Lusa, na semana em que o novo conselho de administração entrou em funções, Pedro Sobrado afirmou que está a ser feita "uma análise muito ponderada e criteriosa da casa e do seu funcionamento, dialogando com as chefias intermédias e com as equipas".

"Podemos dizer que, depois de fazermos o balanço, [vamos] tomar balanço para o salto em frente. E a casa enfrenta muitos desafios e desafios muito interessantes em vários planos. Quer no plano da gestão e da sua organização, quer no plano da comunicação e da sua relação com os públicos e da relação com a cidade, quer no plano da internacionalização - que é um desafio muito exigente que teremos de enfrentar neste mandato -, quer no plano patrimonial, inclusive. O TNSJ tem dois monumentos classificados como património. Há desafios grandes para avaliar e temos de tomar balanço para esse salto em frente", afirmou o presidente da instituição localizada no Porto que engloba ao Teatro Nacional São João, o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória.

Sobrado, que não quis adiantar detalhes sobre projetos futuros, devido à recente entrada em funções, frisou o papel do diretor artístico, Nuno Carinhas, como "parte integrante desse diálogo, de alguém que desenvolve [com o conselho de administração] o seu próprio trabalho e com o qual [o conselho de administração] desenvolve o seu trabalho".

"Portanto, há um diálogo muito estreito e seria prematuro estar a adiantar medidas concretas", ressalvou.

Sobrado encara a sua nomeação pela Secretaria de Estado da Cultura para o cargo como um "reconhecimento da maioridade" da instituição onde trabalha desde 2000 e onde se formou como espectador, editor e dramaturgista.

O novo presidente do conselho de administração do TNSJ disse que é "um sinal de vitalidade, para um teatro, que possa formar aqueles que o vêm a dirigir e a governar".

"O TNSJ formou-me, em primeiro lugar, como espectador, porque comecei a ver teatro de forma mais regular e mais sistemática a partir de 1996, quando Ricardo Pais assume a direção do teatro, e formou-me como espectador, que é alguém que tira consequências do que vê e ouve. Formou-me como editor, como alguém que está mais ligado aos textos dramáticos, à reflexão. Formou-me também como dramaturgista, mais recentemente, nos últimos dez anos", afirmou o novo presidente do conselho de administração do teatro nacional localizado no Porto.

Sobrado, que chegou ao TNSJ em 2000 como assessor de imprensa e estava, desde 2006, no departamento de edições, salienta que "normalmente diz-se que o teatro é uma escola de malandragem, de vício, de maus costumes, mas um teatro como o TNSJ é também uma escola de formação".

"Nesta casa formam-se editores e dramaturgistas, mas formam-se também sonoplastas, desenhadores de luz, atores, espectadores, e que se formem também os seus quadros dirigentes é uma prova de maioridade. No fundo, o que está em jogo, a meu ver, é a minha nomeação não ser um elogio que me é dirigido, é um elogio que é dirigido ao TNSJ. É o reconhecimento da maioridade do TNSJ", declarou.

O novo conselho de administração inclui ainda a vogal Sandra Martins, que faz parte daquele órgão desde 2014, e a gestora cultural Susana Marques.

Pedro Sobrado elogiou ainda o trabalho da antecessora, Francisca Carneiro Fernandes, e realçou que o TNSJ chega às mãos do novo conselho de administração "em condições excecionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório