Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Grncarov, o 'tenista' que enganou a quase todos para alcançar a glória

Darko Grncarov durante meses conseguiu enganar a todo o mundo do ténis com uma alegada história de superação e apenas agora foi desmascarada graças ao trabalho do jornalista Ben Rothenberg.

Grncarov, o 'tenista' que enganou a quase todos para alcançar a glória
Notícias ao Minuto

19:16 - 14/02/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Ténis

Darko Grncarov durante meses conseguiu enganar a todo o mundo do ténis com uma alegada história de superação e apenas agora foi desmascarada graças ao trabalho do jornalista Ben Rothenberg, na página online da web Slate.com.

O macedónio fez-se famoso durante meses depois de utilizar as redes sociais para recriar a história de que tinha conseguido voltar ao ténis depois de superar um coma de seis meses. Passou seis meses em coma e quando despertou os médicos prognosticaram um período de recuperação de nove anos.

Perdeu a audição do ouvido direito, mas declarou-se em plena forma para, aos seus 20 anos, começar a temporada 2018 e reiniciar o seu caminho no circuito.

Alguns meios de comunicação macedónios divulgaram a sua história no verão de 2017. Apesar disso, alguns deles quiseram confirmar as afirmações do tenista – por exemplo os torneios que tinha decidido jogar -, mas tiveram tantas dificuldades que o seu interesse pela história resfriou.

Bem: Rothenberg descobriu agora pelo ‘simples’ procedimento de confirmar datas e perguntar às pessoas às quais o próprio Grncarov citava no seu apoio – como o sérvio Victor Troicki – que a história era falsa, que Grncarov não jogou nenhum dos torneios nos que dizia ter estado e, inclusive, que os vídeos em que treinava não eram seus.

O alegado tenista – se bem que é certo que tem perfil oficial no ITF – fez desaparecer os seus dados da internet. A ATP afirma que nunca lhe ofereceu wild card e a Adidas que, ainda que brindou apoio num tweet, nunca chegou a patrocina-lo.

O certo é que Grncanov teve, como profetizava Andy Warhol, os seus 15 minutos de glória.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório