Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Invisuais testam bengala eletrónica criada por investigadores

Pessoas invisuais testam segunda-feira, em Vila Real, novas ferramentas como uma bengala eletrónica, um sistema de visão artificial e uma aplicação móvel, que estão a ser desenvolvidas com o objetivo de aumentar a sua autonomia.

Invisuais testam bengala eletrónica criada por investigadores
Notícias ao Minuto

12:57 - 14/02/18 por Lusa

País Vila Real

O projeto, que junta investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), desenvolveu um sistema composto por vários módulos de informação geográfica, visão artificial e uma bengala eletrónica para ajudar as pessoas cegas ou com visão reduzida.

"Nesta fase do projeto é essencial fazermos testes com invisuais porque há, por vezes, pequenos detalhes que enquanto visuais não conseguimos perceber", afirmou João Barroso, investigador do INESC TEC e docente da UTAD.

É precisamente para aperfeiçoar todas estas tecnologias que na segunda-feira, no campus da UTAD, vão ser realizados testes com invisuais, uma iniciativa organizada em conjunto com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

O sistema integrado, composto por uma bengala eletrónica, uma aplicação móvel e um módulo de visão por computador, utilizadas em simultâneo ou individualmente, "explora formas de usar tecnologia para potenciar o aumento da autonomia de pessoas cegas", de uma maneira "não invasiva".

"As pessoas cegas podem utilizar estas bengalas da mesma forma como utilizam as tradicionais bengalas brancas, proporcionando-lhes uma utilização confortável e que, ao mesmo tempo, lhes dá informação e alertas sobre o ambiente que os rodeia", comunicando por Bluetooth com o 'software' instalado no dispositivo móvel", salientou o investigador.

João Barroso explicou que a interação da aplicação com o utilizador é feita através de vibração e de voz, podendo este pedir e obter mais informação através de um 'joystick' incorporado na bengala.

O módulo de visão por computador permite a leitura de texto, reconhecimento de alguns objetos do dia-a-dia e ainda a validação visual da localização do utilizador, sempre num determinado local onde tenha sido feito um reconhecimento prévio do ambiente.

"No futuro, espera-se que qualquer utilizador consiga configurar o nível de informação que pretende obter através do sistema, sendo que a qualidade e a quantidade são fatores de extrema relevância. Não chega dizer se existem ou não escadas num determinado edifício, é preciso informar a pessoa quantos degraus tem a escada, se existe ou não um corrimão, entre outros", sublinhou João Barroso.

Para testar todos estes conceitos, os investigadores criaram um cenário de demonstração no polo da UTAD que vai contar também com uma maquete em três dimensões (3D) do local e que pode ser usado pelas pessoas cegas no início da demonstração, de modo a fazerem um reconhecimento prévio do espaço dos testes através do sentido do tato.

O projeto foi reconhecido com o Prémio Inclusão e Literacia Digital 2015, no valor de 29 mil euros, atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório