Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

MNE quer Reino Unido fora do mercado interno para ficar mais competitivo

O 'Brexit' é um projeto que vai fazer do Reino Unido um país mais global e competitivo e livre dos constrangimentos impostos pela União Europeia (UE), defendeu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson.

MNE quer Reino Unido fora do mercado interno para ficar mais competitivo
Notícias ao Minuto

12:40 - 14/02/18 por Lusa

Mundo Brexit

"Para aqueles que se preocupam com a saída da união aduaneira ou do mercado único, lembrem-se de que os benefícios económicos da adesão não são tão visíveis ou irrefutáveis, como às vezes é reivindicado. Nos últimos anos, muitos países que não pertencem à UE tiveram um crescimento muito mais rápido das suas exportações para a UE do que nós, apesar de nós pagarmos uma bela taxa de adesão", afirmou hoje, num discurso em Londres.

O chefe da diplomacia britânica argumentou que "só assumindo o controlo das nossas leis é que as empresas e os empresários do Reino Unido terão a liberdade de inovar, sem o risco de ter que cumprir diretrizes elaboradas por Bruxelas, criadas por pressão de um grupo de lóbi, com o objetivo de estorvar um concorrente do Reino Unido".

Embora claramente a favor da saída do mercado interno, o discurso de Johnson, um dos líderes da campanha pela saída do Reino Unido da UE, quis acalmar os receios opositores ao 'Brexit', oferecendo a visão otimista sobre o futuro.

Sair da UE, garantiu, no instituto de estudos Policy Change em Londres, "não é motivo de medo, mas de esperança", criticando aqueles que continuam a bloquear ou reverter o resultado do referendo de 23 de junho de 2016, no qual 52% dos eleitores votaram a favor do 'Brexit'.

Uma inversão de marcha deste processo, acredita, seria "um erro desastroso que levaria a sentimentos de traição permanentes e indeléveis. Não podemos e não vamos deixar isso acontecer".

Porém, também admite ser necessária uma aproximação daqueles que ainda têm preocupações e procurar unir o país neste desígnio e advertiu para o reacender da discórdia que iria provocar um novo referendo.

"Eu compreendo os medos de muitas pessoas que votaram para permanecer. Mas, na sua perseverância sobre a democracia e a sua abertura ao mundo, o ?Brexit' é o grande projeto da nossa era", enfatizou.

O discurso de Boris Johnson em Londres é o primeiro de seis programados por membros do governo britânico, incluindo pela primeira-ministra, Theresa May, que vai abordar a questão da defesa.

A série de discursos, apelidada de "Rota para o Brexit", pretende oferecer maior clareza sobre os objetivos do Reino Unido quanto ao futuro relacionamento antes das negociações com a UE, que deverão começar após o Conselho Europeu de março.

Além de May e Johnson, vão intervir o ministro para a Saída da UE, David Davis, o ministro do Comércio, Liam Fox, e o ministro de Estado adjunto, David Lidington.

A este conjunto de intervenções públicas está associada uma visita do ministro das Finanças, Philip Hammond, a vários países europeus, que incluem Portugal, mas também Noruega, Suécia, Holanda e Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório