Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Alunos da Faculdade de Belas-Artes expõem escultura em Aljustrel

Obras de escultura da autoria de alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) vão poder ser apreciadas em Aljustrel (Beja) na exposição 'Laboratório', a partir de sexta-feira, divulgou hoje a câmara.

Alunos da Faculdade de Belas-Artes expõem escultura em Aljustrel
Notícias ao Minuto

11:45 - 14/02/18 por Lusa

Cultura 'Laboratório'

A mostra coletiva, patente ao público até ao dia 10 de março, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural daquela vila alentejana, resulta do protocolo de cooperação, estabelecido em 2005, entre a Câmara de Aljustrel e a FBAUL.

A parceria, coordenada pelos professores e escultores João Duarte e Andreia Pereira, "pretende responsabilizar e autonomizar os alunos da Licenciatura e Mestrado em Escultura" daquela faculdade, explicou o município.

A inaugurar às 18h00 de sexta-feira, a exposição reúne trabalhos selecionados pelos alunos do 2.º Nível do Curso de Escultura.

Os estudantes "vão pôr as obras a dialogar entre si e com o público, a partir de ideias e materiais ensinados e aprendidos" em cinco unidades curriculares anuais, da licenciatura e mestrado, nomeadamente nos laboratórios de escultura de cerâmica, gesso, plásticos, metais, medalhística, madeira, pedra e conservação e restauro.

Os trabalhos refletem "uma multiplicidade de caminhos provisórios e vivenciais, atos que perturbam a obra definitiva", explicou António Matos, escultor e professor coordenador da área dos doutoramentos em Escultura da FBAUL.

"Desde a tradicional escultura objetual à escultura processual, estas obras passam pela ação, performance, arte do corpo, instalação e vídeo, em trabalhos nunca acabados", acrescentou.

Segundo o docente, "a mediação artística, através desta exposição, promove a melhoria da inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento social".

A par da mostra, os alunos da FBAUL vão organizar também, no sábado, duas oficinas. A primeira, das 10h00 às 12h00, intitula-se 'Arqueo-escultura' e é dirigida ao público infantil, propondo uma simbiose entre arqueologia e práticas escultóricas.

De tarde, das 14h30 às 16h30, é a vez de o público adulto poder participar na oficina 'Baixo-Relevo Gesso'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório