Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Santa Maria da Feira recebe festival de marionetas 'Eixos'

A programação de Santa Maria da Feira enquanto Capital da Cultura do Eixo Atlântico inclui a 14 de março a primeira edição do festival de marionetas transfronteiriço 'Eixos', em que seis espetáculos de quatro companhias cruzarão tradições luso-galaicas.

Santa Maria da Feira recebe festival de marionetas 'Eixos'
Notícias ao Minuto

10:42 - 14/02/18 por Lusa

Cultura Eventos

Durante cinco dias e sempre com entrada livre, o novo ciclo de teatro coproduzido pela companhia Marionetas da Feira e pela autarquia local levará ainda ao Cineteatro António Lamoso uma exposição de fantoches de quatro países, uma oficina para pais e filhos sobre o processo de conceção desses bonecos, uma tertúlia com sete criadores de títeres e ainda a exibição de um documentário de Edgar Merina alusivo ao tema.

"Nesta primeira edição vamos contar com companhias da Feira, de Alcobaça e de Santiago de Compostela, e queremos valorizar as tradições e os valores associados ao teatro de marionetas no Norte de Portugal e na Galiza", explicou o diretor da companhia organizadora do evento, Rui Sousa. "Os espetáculos serão tanto clássicos como contemporâneos, e a linguagem será um cruzamento das histórias e das técnicas das duas regiões", realçou à Lusa.

Marionetas da Feira, S.A. Marionetas, Títeres Alakrán e Taetro Cachiruto são os coletivos que representarão o território do Eixo Atlântico nesta primeira edição do evento, que irá evidenciar "a ligação existente entre a raiz popular das marionetas portuguesas e a origem tradicional das galegas" - umas e outras evoluindo a partir do Teatro Dom Roberto surgido em terras lusas no século XVII.

"O nosso Dom Roberto é um herói popular que faz justiça com os seus atos e o que se diz na Galiza é que, há mais de 100 anos, um marionetista espanhol veio a Portugal e absorveu essa nossa tradição", contou Rui Sousa. "Com base nisso, criou depois em Espanha a personagem do 'Barriga Verde', que é o herói galego com as mesmas características do nosso Dom Roberto: recorre à tourada, ao diálogo com o Diabo e a muitas provocações para também fazer justiça onde é preciso", defendeu.

Todas as atividades previstas na primeira edição do Eixos - Ciclo de Teatro de Marionetas de Portugal e da Galiza têm entrada livre, mas implicam reserva prévia através dos serviços do Cineteatro António Lamoso, já que a lotação estará limitada a 150 pessoas em cada sessão.

No que se refere às propostas com origem em Portugal, a companhia Marionetas da Feira irá ter em cena os espetáculos "Objetosfera" e "O castelo assombrado + O Zé do telhado", enquanto a S.A. Marionetas levará ao palco "ETC".

A participação galega vai repartir-se, por sua vez, entre o espetáculo "Barriga Verde ataca de novo", pelo coletivo Títeres Alakrán, e por "La Cabeza Del Dragon", do Teatro Cachirulo.

O vereador da Cultura na Câmara Municipal da Feira, Gil Ferreira, defendeu que o novo ciclo transfronteiriço de marionetas e as restantes propostas da V Capital da Cultura do Eixo Atlântico expressam a "poética galaico-portuguesa justificada pela herança cultural comum", constituindo assim uma oportunidade para a "consolidação e difusão do ecossistema cultural do Noroeste Peninsular" enquanto "projeto de dimensão europeia".

Para Alfredo Garcia, presidente da associação Eixo Atlântico e porta-voz das suas 37 cidades, a referida programação beneficia da "imensa vantagem da afinidade linguística" e demonstra assim que a cultura "é o elo que une esta eurorregião e a torna mais forte".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório