Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pequim monta dispositivo com 900 mil pessoas durante Ano Novo Lunar

A cidade de Pequim instalou um dispositivo de segurança formado por 900.000 pessoas, visando manter a ordem durante a festa do Ano Novo Lunar, que começa na quinta-feira, informou hoje a imprensa oficial.

Pequim monta dispositivo com 900 mil pessoas durante Ano Novo Lunar
Notícias ao Minuto

09:36 - 14/02/18 por Lusa

Mundo Festa

Os efetivos - um por cada 20 cidadãos da capital chinesa - incluem civis, que vão vigiar zonas residenciais e comerciais da cidade, detalha a Xinhua.

A operação, comparável a outras datas importantes, como os Jogos Olímpicos de 2008, desfiles militares ou cimeiras internacionais, foi anunciada depois de um ataque com faca, no domingo passado, ter resultado num morto e doze feridos.

O dispositivo inclui ainda 200.000 membros das forças de seguranças - polícias e seguranças privadas.

Segundo o calendário chinês, que se baseia nos ciclos da lua, o ano novo começa a 16 de fevereiro, sob o signo do Cão, um dos 12 animais do zodíaco da China.

Trata-se da principal festa das famílias chinesas: na China e em todas as 'chinatown' espalhadas pelo mundo, os edifícios estão engalanados com lanternas vermelhas, enquanto nas ruas se lançam petardos e fogo-de-artifício para "afugentar os maus espíritos".

Centenas de milhões de chineses radicados nas prósperas cidades do litoral regressam por esta altura às suas terras natais, na maior migração humana do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório