Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Tribunal confirma: Andrej Babis colaborou com política comunista

O primeiro-ministro em funções na República Checa, o multimilionário Andrej Babis, foi agente da polícia política (Stb) da Checoslováquia durante a ditadura comunista, segundo uma sentença definitiva hoje proferida por um tribunal eslovaco.

Tribunal confirma: Andrej Babis colaborou com política comunista
Notícias ao Minuto

16:58 - 13/02/18 por Lusa

Mundo República Checa

O Tribunal Regional de Bratislava confirmou hoje que o nome de Babis deve continuar a constar na lista que contém o nome dos informadores e colaboradores do órgão repressivo comunista.

Andrej Babis, nascido na Eslováquia, admitiu que na década de 1970 foi contactado pela Stb, embora tenha assegurado que não colaborou conscientemente com aquela unidade.

No entanto, segundo o departamento responsável pela memória histórica da Eslováquia UPN, Babis converteu-se num homem de confiança da Stb em 1980 e em 1982 passou a ser agente com o nome de "Bures".

Em 2013, um tribunal de primeira instância deu razão a Babis na sua exigência de que a UPN retirasse o seu nome da lista de colaboradores por não encontrar evidência da sua colaboração voluntária com a Stb.

A UPN recorreu desta sentença e a Justiça dá-lhe agora razão, numa decisão que não tem recurso.

Esta decisão não tem consequências legais, nem políticas para Babis, pelo que ter colaborado com a Stb apenas impossibilita que trabalhe como funcionário público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório