Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Médicos tiram 14 parasitas de olho de paciente. É o 1.º caso do género

Mulher norte-americana é a primeira pessoa no mundo a ser infetada por um parasita que só se registava em gado.

Médicos tiram 14 parasitas de olho de paciente. É o 1.º caso do género
Notícias ao Minuto

08:52 - 13/02/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

Os médicos norte-americanos anunciaram esta segunda-feira que concluíram o tratamento de uma infeção ocular numa mulher que antes só existia em gado. A paciente tinha num dos olhos 14 parasitas, propagados através de mosquitos que se alimentam da lubrificação ocular.

Abby Beckley foi a primeira paciente no mundo a ser infetada por esta espécie de parasita - ‘Thelazia gulosa’ - que apenas se tinha visto, maioritariamente, em gado.

Os especialistas do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC - Center for Disease Control and Prevention, autoridade de saúde norte-americana) explicaram que retiraram 14 minúsculos (1,27 centímetros) vermes translúcidos do olho da mulher de 26 anos, durante um período de 20 dias, até se dissiparem todos os seus sintomas.

“Casos de infeções oculares com parasitas são raros nos Estados Unidos, mas neste caso é uma espécie de Thelazia que nunca foi registada em humanos”, afirmou Richard Bradbury, cientista do CDC, citado pela CNN.

Notícias ao MinutoUm parasita adulto, imediatamente após ser retirado do olho© Reprodução CDC - Center for Disease Control and Prevention

A paciente, natural do Oregon, começou a sentir os primeiros sintomas quando estava numa viagem para fazer pesca. Tinha um dos olhos irritado e enxaquecas. Dias depois, ao inspecionar o olho, acabou por retirar um dos pequenos parasitas. A transmissão poderá ter sido feita ao andar a cavalo ou numa outra experiência ao ar livre.

Os médicos explicaram que se estes parasitas ficam nos olhos por um período de tempo prolongado podem danificar a córnea ou mesmo levar à cegueira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório