Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Trump diz que começam hoje conversações "muito sérias" sobre imigração

O Presidente dos Estados Unidos disse que hoje começam as conversações "muito sérias" sobre o programa de imigração, horas antes de o Senado decidir se inicia o debate da reforma migratória.

Trump diz que começam hoje conversações "muito sérias" sobre imigração
Notícias ao Minuto

19:38 - 12/02/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Hoje, começamos conversações muito sérias sobre o programa", afirmou Donald Trump, em referência ao DACA, que protege os jovens indocumentados, conhecidos como "sonhadores", levados de forma ilegal para os Estados Unidos.

O Presidente norte-americana intervinha numa reunião sobre infraestruturas.

Em setembro, Trump afirmou que acabaria com o programa DACA, impulsionado em 2012 pelo então Presidente Barak Obama, que impede a deportação de cerca de 690.000 "sonhadores".

Donald Trump deu ao Congresso norte-americano até ao próximo dia 5 de março para aprovar uma alternativa ao referido programa.

No passado dia 30 de janeiro, no discurso Estado da Nação, o Presidente insistiu perante o Congresso que a solução passa por um pacto bipartidário e instou os Democratas a debruçarem-se sobre a proposta da Administração norte-americana.

Em finais de janeiro, a Casa Branca apresentou ao Congresso uma reforma que permitiria aceder à cidadania norte-americana 1,8 milhões de indocumentados, que chegaram aos Estados Unidos quando crianças, em troca de 25 mil milhões de dólares (20,1 mil milhões de euros), para construir o muro na fronteira com o México e reforçar a segurança fronteiriça.

O programa DACA, lançado em 2012 por Barack Obama, permite aos jovens - trazidos para os Estados Unidos de forma ilegal em crianças - receberem proteção contra deportação, autorização de trabalho e número de segurança social.

Perto de 800 mil pessoas usufruíam destas proteções, o que lhes permitia ir para a universidade, trabalhar de forma legal, visitar o país de origem e ter carta de condução.

O cancelamento do programa DACA deverá também afetar meio milhar de portugueses, segundo estimativas de fontes da comunidade portuguesa nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório