Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Isabel dos Santos retalia: “Sonangol recebeu os dividendos da Galp”

A empresária angolana reagiu no Twitter às acusações de desvio dos dividendos da Galp. Isabel dos Santos diz que a petrolífera angolana não só recebeu os dividendos como pagou os impostos correspondentes na Holanda.

Isabel dos Santos retalia: “Sonangol recebeu os dividendos da Galp”
Notícias ao Minuto

14:59 - 12/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Angola

A filha do ex-presidente de Angola, Isabel dos Santos, respondeu no Twitter às acusações de que os dividendos da Galp nunca chegaram aos cofres da petrolífera estatal angolana.

A empresária esclarece, aliás, que a empresa até pagou os impostos sobre esses angolanos na Holanda.

Na base da polémica está uma notícia avançada pelo jornal Expresso, no final da semana passada, onde constava que entre 2012 e 2016 cerca de 438 milhões de euros pagos pela Galp à Esperaza não foram recebidos pela Sonangol, o que contraria a versão de Isabel dos Santos.

Em causa estão os dividendos a que a petrolífera teria direito enquanto detentora de 33% da Galp, através da Amorim Energia -  detida em 55% pela família Amorim e em 45% pela Esperaza. Esta última por sua vez é detida em 40% por Isabel dos Santos e em 60% pela Sonangol.

Recorde-se que Isabel dos Santos foi exonerada da presidência da Sonangol em novembro pelo novo presidente angolano, João Lourenço. Para o seu lugar foi nomeado Carlos Saturnino.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório