Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estado de emergência prolongado por mais um mês na Tunísia

O Presidente da Tunísia anunciou hoje o prolongamento por mais um mês do estado de emergência em vigor desde os atentados 'jihadistas' de 2015.

Estado de emergência prolongado por mais um mês na Tunísia
Notícias ao Minuto

21:50 - 09/02/18 por Lusa

Mundo Presidentes

O chefe de Estado tunisino, Béji Caïd Essebsi, decidiu prolongar esta medida até 11 de março, "após ter consultado o primeiro-ministro e o presidente do parlamento sobre as questões ligadas à segurança nacional e à situação nas fronteiras e na região", segundo um comunicado da presidência.

O estado de emergência concede poderes excecionais às forças da ordem e permite uma interdição de greves e de reuniões que possam provocar desordens, bem como a adoção de medidas "para assegurar o controlo da imprensa".

Em 2015, ocorreram na Tunísia três atentados reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI). O estado de emergência tem sido sempre renovado desde o último destes atentados, perpetrado contra a guarda presidencial a 24 de novembro de 2015, em Tunes, tendo provocado 12 mortos.

As autoridades tunisinas dizem que têm feito "avanços importantes na guerra contra o terrorismo" e sublinham que a situação no domínio da segurança tem melhorado desde 2015, mas exige ainda vigilância. A situação na vizinha Líbia continua a ser uma das principais preocupações, segundo responsáveis governamentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório