Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Vendas do retalho brasileiro aumentam 2% em 2017

As vendas do retalho no Brasil cresceram 2% em 2017 após dois anos consecutivos de queda, anunciou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vendas do retalho brasileiro aumentam 2% em 2017
Notícias ao Minuto

15:13 - 09/02/18 por Lusa

Economia Brasil

A recuperação, embora pequena, é um alívio para os comerciantes, cujas vendas caíram 4,3% em 2015 e 6,2% em 2016, devido à crise económica que aumentou a taxa de desemprego e reduziu o rendimento dos trabalhadores.

O aumento das vendas em 2017 aproximou-se do registado em 2014 (2,2%), quando o país começou a sentir os efeitos da crise.

Este aumento refletiu a pequena recuperação económica do Brasil, cujo produto Interno Bruto (PIB) cresceu cerca de 1% no ano passado, de acordo com as últimas projeções do Governo brasileiro e de economistas.

A recuperação das vendas foi atribuída pelo IBGE à redução da taxa de juros.

A queda da inflação, que no ano passado registou o nível mais baixo em duas décadas, a ligeira diminuição do desemprego e a recuperação da indústria local, cuja produção cresceu 2,5% em 2017 após três anos de declínio, são outros fatores que também explicam a melhoria do desempenho do retalho no Brasil.

Apesar do crescimento, Isabella Nunes, pesquisadora do IBGE, disse ser ainda cedo para falar em recuperação total do setor.

"O ano de 2017 rompe um período de dois anos de queda nas vendas nacionais, mas ainda está longe de recuperar a perda de 10,2% acumulada [pelo retalho] nesse período", concluiu Isabella Nunes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório