Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Será que o seu coração está pronto para uma ida ao ginásio?

São muitas as pessoas que se iniciam na prática de exercício físico sem saber se o coração está ou não apto para o esforço.

Será que o seu coração está pronto para uma ida ao ginásio?
Notícias ao Minuto

16:05 - 13/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Quando se entra pela primeira vez num ginásio, uma das primeiras preocupações é encontrar o plano de treino ideal para o objetivo a que a pessoa se propôs – e que muitas vezes passam por combater uns quilos extra ou melhorar a flexibilidade. E o coração, entra para esta equação? Nem por isso.

“As pessoas ainda pensam que podem ir para um ginásio sem qualquer preocupação”, começa por dizer Miguel Ventura, coordenador do Serviço de Cardiologia da Idealmed UHC – Unidade Hospitalar de Coimbra num comunicado enviado às redações.

Para o especialista, o risco de morte súbita é dos mais elevados e as pessoas devem ter isso em conta na hora de fazer exercício físico sem primeiro tentar perceber se o coração está ou não apto para a atividade.

“Num caso de paragem cardíaca temos apenas 4 minutos para salvar aquela pessoa. Prevenir a morte súbita também implica que sejam colocados desfibrilhadores externos em espaços públicos e de grande afluência de pessoas”, alerta o especialista.

A prevenção, diz, pode passar pelo rastreio clássico de doença coronária, que é já uma espécie de prova de esforço e que ajuda a determinar se o coração tem ou não condições de aguentar de forma saudável e segura a atividade física. Mas é possível ir mais além: “ hoje em dia temos disponíveis testes anatómicos não invasivos, como o score de cálcio coronário e a angiotomografia coronária, que permitem detetar casos de doença coronária não obstrutiva e aconselhar corretamente os doentes quanto à prática desportiva”, frisa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório