Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Jornalista portuguesa é curadora do prémio de literatura Oceanos 2018

Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, organizado pelo Itaú Cultural, no Brasil, terá este ano como curadora portuguesa a jornalista Isabel Lucas, que sucede a Ana Sousa Dias

Jornalista portuguesa é curadora do prémio de literatura Oceanos 2018
Notícias ao Minuto

13:20 - 09/02/18 por Lusa

Cultura Isabel Lucas

Ela dividirá o posto com Mirna Queiroz, Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto, todos curadores brasileiros.

As inscrições para a edição de 2018 começam sexta-feira, a partir das 10:00, em Brasília (12:00 em Lisboa) e se estendem até às 23:59 do dia 18 de março (02:00 do dia seguinte, em Portugal, 01:00 Açores).

Podem ser inscritas obras nos géneros poesia, romance, conto, crónica e dramaturgia, escritas em língua portuguesa e publicadas pela primeira vez em 2017, em qualquer lugar do mundo.

Realizado pela quarta vez, o Oceanos visa fomentar a produção literária e promover um intercâmbio das obras de autores que escrevem em português, aumentando a abrangência cultural e a repercussão da língua no mundo.

No final do ano passado, a idealizadora e também curadora do projeto, Selma Caetano, esteve em Portugal, consolidando a Associação Oceanos Expressivos da Língua Portuguesa e, segundo informações divulgadas pela assessoria do Oceanos, verificou o interesse das instituições portuguesas em fortalecer intercâmbios e lançar programas para estreitar os laços culturais entre os países lusófonos.

"A internacionalização do prémio Oceanos foi recebida como peça fundamental nessa estratégia", contou.

"Ele [o prémio] amplia o espaço comum de troca de conhecimento entre os acervos literários e possibilita o mapeamento das literaturas de Portugal, Brasil e África, ações singulares e fundamentais para o enfrentamento do presente e do futuro de nossa língua", completou a curadora.

No ano passado, a vencedora foi a autora portuguesa Ana Teresa Pereira, que levou o primeiro lugar com o romance "Karen".

Em 2018, obras de diferentes géneros concorrem entre si pelos quatro lugares no 'pódio', que correspondem a um valor total de 230 mil reais (57,1 mil euros), valor dividido em 100 mil reais (24,8 mil euros) para o primeiro colocado, 60 mil reais (14,9 mil euros) para o segundo, 40 mil reais (9,9 mil euros), para o terceiro, e 30 mil reais (7,4 mil euros), para o quarto.

O processo de avaliação e atribuição final do Oceanos ocorrerá em três etapas.

Na primeira fase, uma comissão de avaliação, formada por jurados convidados, elegerá 50 obras semifinalistas entre os livros inscritos validados pela curadoria e escolherá, por votação, os membros dos júris subsequentes (Júri Intermediário e Júri Final).

Ao Júri Intermediário caberá selecionar, de entre os 50 semifinalistas, os dez finalistas, a partir dos quais serão escolhidos, pelo Júri Final, os vencedores de 2018.

Segundo os organizadores do prémio, os vencedores serão anunciados no dia 29 de novembro, num local ainda a ser divulgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório