Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Horário de Verão com dias contados? Parlamento Europeu recomenda que sim

Opositores do horário de Verão veem benefícios positivos com o seu fim, uma vez que este causa mudanças no bioritmo. Já os defensores salientam a poupança de energia ou a diminuição dos acidentes rodoviários como principais benefícios.

Horário de Verão com dias contados? Parlamento Europeu recomenda que sim
Notícias ao Minuto

08:29 - 09/02/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Propostas

O horário de Verão nos países da União Europeia poderá estar com os dias contados. Pelo menos, é essa a intenção do Parlamento Europeu que aprovou, na quinta-feira, uma resolução não vinculativa que solicita à Comissão Europeia que “faça uma avaliação completa” que culmine, “se necessário, com uma proposta para a sua revisão”, de acordo com a Bloomberg.

O principal argumento apresentando pelos opositores do horário de Verão é que este causa mudanças no bioritmo e que, por isso, o seu fim poderia trazer benefícios para a saúde humana. Os mais prejudicados são os idosos e as crianças, uma vez que a mudança de horário afeta as horas de sono. Além disso, alguns estudos indicam que pode ter impactos negativos na produtividade no trabalho.

Por outro lado, os defensores do horário salientam que este beneficia o comércio e os transportes, permite a prática de mais atividades de lazer, reduz o consumo de energia e contribui para a diminuição do número de acidentes rodoviários.

A proposta, baseada num estudo encomendado pelo Parlamento Europeu em outubro de 2017, que será enviada à Comissão Europeia, foi aprovada por 384 votos a favor e 153 contra.

Apesar da aprovação do Parlamento Europeu e, porventura, a devida recomendação da Comissão Europeia, para a medida avançar terá ainda de ser aprovada pelos parlamentos nacionais dos Estados-membros. Portanto ainda poderá levar algum tempo - pelo menos um ano - até que, eventualmente, chegue ao fim o horário de Verão.

Em 1990, foi aprovada a lei para que os Estados-membro da União Europeia avançassem os seus relógios uma hora no último domingo de março, voltando a atrasá-los uma hora no último domingo de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório