Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 20º

Edição

Rui Rangel e Fátima Galante já estão no Supremo. Serão ouvidos hoje

Juízes desembargadores são arguidos no âmbito da Operação Lex.

Rui Rangel e Fátima Galante já estão no Supremo. Serão ouvidos hoje
Notícias ao Minuto

10:35 - 08/02/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa 

País Operação Lex

Rui Rangel e Fátima Galante, arguidos no âmbito da Operação Lex, já entraram no Supremo Tribunal de Justiça, onde irão ser ouvidos. 

Todos os outros intervenientes já chegaram ao Supremo, situado provisoriamente nas Escadinhas de São Crispim, juntamente com os seus advogados, João Nabais e Paulo da Sá e Cunha, respetivamente.

Os arguidos optaram por não falar à comunicação social à entrada do tribunal, mas espera-se um interrogatório longo.

Recorde-se que Rui Rangel é o principal protagonista desta operação, sendo suspeito de ter recebido dinheiro para influenciar colegas nas suas ações judiciais. Também a ex-mulher do juiz desembargador será ouvida por suspeitas de cumplicidade e por, alegadamente, ter aceitado manipular decisões.

Tanto Rui Rangel como Fátima Galante foram suspensos preventivamente das suas funções pelo plenário do Conselho Superior da Magistratura, que também suspendeu a promoção ao Supremo Tribunal de Justiça de Fátima Galante.

Além de Rui Rangel e de Fátima Galante, a Operação Lex  tem pelo menos outros dez arguidos, entre os quais o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol João Rodrigues.

Cinco dos arguidos que se encontravam detidos já foram ouvidos no Supremo Tribunal de Justiça, tendo saído todos em liberdade, e tendo ficado um deles sujeito a uma caução de 25.000 euros.

Na operação, desencadeada a 30 de janeiro, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, às casas de Luís Filipe Vieira e dos dois juízes e a três escritórios de advogados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório