Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

As razões que motivaram o regresso de Manuel Cajuda a Portugal

Treinador explicou ao Desporto ao Minuto os motivos que o levaram a aceitar o convite do Ac. Viseu e garantiu que a subida de divisão é o grande objetivo do clube.

As razões que motivaram o regresso de Manuel Cajuda a Portugal
Notícias ao Minuto

08:20 - 08/02/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Cinco anos depois de ter saído do Olhanense, Manuel Cajuda está de regresso ao futebol português para orientar o Ac. Viseu, sucedendo a Francisco Chaló, que apresentou a demissão na passada terça-feira e até já foi oficializado no Leixões. Pouco depois da apresentação, o técnico falou com o Desporto ao Minuto e explicou as razões que o levaram a aceitar o convite do emblema da Beira Alta.

"Foi tudo muito rápido e sinceramente não esperava voltar já. Mas houve uma conjugação de fatores que permitiram que isso acontecesse. Há uns tempos, houve a possibilidade de treinar o Ac. Viseu. No entanto, tinha já em minha posse o contrato para ir para a China, com valores irrecusáveis, muito diferentes daqueles que se praticam em Portugal - a verdade é mesmo essa -, e, por isso, falei com o presidente e expliquei-lhe porque não poderia aceitar. Mas fiquei com vontade de um dia vir para Viseu", começou por dizer o experiente treinador, de 66 anos, prosseguindo: "Desta vez, já estava em Portugal há cerca de dois meses. Quando o presidente me ligou, entendi que era hora de voltar e muito me honrou que se tivesse voltado a lembrar de mim."

Com total foco "no objetivo da subida" ao principal escalão do nosso futebol, Manuel Cajuda mostra-se entusiasmado e, ao mesmo tempo, confiante "no desafio e no próprio projeto do clube". "Não vim pelo dinheiro nem nada que se pareça. Quando se trabalho tanto tempo fora do nosso país, começa-se a sentir aquela vontade de voltar. Confesso que aquelas viagens de 15 horas, 30 horas, já se tornavam algo cansativas. Aqui fico a uma hora e meia de casa e é totalmente diferente. Além disso, acredito que temos espaço para evoluir, para trabalhar e, claro, possamos alcançar esse sonho da subida", frisou.

É precisamente essa confiança no futuro que motivou o acordo e um ano e meio entre Manuel Cajuda e o Ac. Viseu. "Não poderia orientar a equipa meia época. Isso seria uma cobardia, pois, pela minha experiência, sei que as coisas nem sempre são como planeamos", vincou.

Conhecedor ímpar do futebol português, Manuel Cajuda conta com passado em clubes como o Portimonense, Olhanense, U. Leiria, Sp. Braga, Beira-Mar, Belenenses, Marítimo, V. Guimarães, entre muitos outros. O Ac. Viseu é o que se segue, numa altura em que a equipa não vence desde o dia 10 de dezembro. Daí para cá, contam-se cinco empates e duas derrotas que levaram à queda da liderança para o 7.º lugar, com os mesmos 36 pontos de Leixões e Santa Clara, mas com mais um jogo que o Nacional, que surge logo atrás com 35.

Apesar da 'crise', Cajuda está otimista para a missão de inverter o ciclo. "É verdade que esta não é a melhor fase, mas também tenho a certeza que o Francisco Chaló deixa aqui muitas coisas bem feitas. Nem tudo está mal. Infelizmente, a vida de um treinador é mesmo esta. Eu também cheguei a ser despedido do V. Guimarães depois de uma época em que fomos à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Por isso, a vida é mesmo assim. Vamos aproveitar o que há de bom e tentar voltar às vitórias", prometeu o treinador.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório