Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Truques que prometem acabar de vez com as insónias

Ninguém gosta de passar noites em claro, é um facto, mas a solução vai muito além do hábito de contar ‘carneirinhos’.

Truques que prometem acabar de vez com as insónias
Notícias ao Minuto

22:17 - 07/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

A falta de sono – ou, por outras palavras, a incapacidade de adormecer – é um problema comum um pouco por todo o mundo e dos que mais afeta a qualidade de vida e a saúde.

Além de aumentar os níveis de stress e ansiedade – que intensificam-se à medida que as horas vão passando e o sono não vai chegando -, a insónia é ainda capaz de desregular o sistema hormonal e aumentar consideravelmente a sensação de cansaço e fadiga muscular.

Tratar este mal pode ser feito com o recurso a medicamentos ou suplementos que induzem o sono, mas é também possível optar por uma via mais natural, sem ‘entupir’ o organismo de químicos e falsas promessas. E nada como começar por procurar ajuda junto de um médico ou especialista, uma vez que a terapia cognitivo-comportamental é uma das ferramentas com mais taxa de sucesso no tratamento de insónias, pois ajuda a treinar o corpo e a mente para a hora do sono.

Por ter a capacidade de relaxar os músculos e de acalmar a mente, o magnésio é uma das melhores apostas no combate à insónias e isso pode ser feito por via de suplementos naturais ou com o reforço de determinados alimentos, como a banana, ou ainda com alguns truques alimentares, como estes que lhe apresentámos aqui. Também por ser uma espécie de calmante natural, a aromaterapia é um outro truque a ter em conta, especialmente se se apostar no óleo de lavanda, conta o site Bustle.

Para quem já experimentou todos os chás possíveis e imaginários e continua a lutar contra a falta de sono dia após dia, então está na hora de ir mais além e incluir o chá de flor de maracujá e o chá de valeriana nas opções, podendo encontrar esta variedade em lojas especializadas. A valeriana é uma raiz usada na formulação de medicamentos contra a ansiedade.

Ouvir música é a estratégia de algumas pessoas, mas a chave do sucesso pode estar na escolha de sonoridades binárias, isto é, músicas que apresentam diferentes batidas e níveis de som.

A meditação e a hipnose são outras ferramentas a ter em conta, diz a publicação, que inclui ainda a toma de suplementos de GABA (ácido gamma-aminobutírico, que atua como um neurotransmissor inibidor do stress) e 5-HTP (aminoácido extraído do feijão de Griffonia), que ajudam a induzir o sono sem causar dependência ou efeitos colaterais. A loção de sono da Lush – Sleepy Lotion – é outra alternativa apresentada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório