Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Carnaval. Cuidados a ter com os pés e pernas

Na hora de maior folia, pense um pouco nestas partes do corpo.

Carnaval. Cuidados a ter com os pés e pernas
Notícias ao Minuto

17:40 - 09/02/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

É Carnaval, mas o corpo pode levar a mal. Naquela que é uma das épocas de maior folia, é importante ter alguns cuidados específicos com o corpo, especialmente quando as festas e os desfiles acontecem num curto espaço de tempo.

O consumo de bebidas alcoólicas nesta época do ano é também grande, aumentando, com isso, o risco de lesão e fratura óssea, especialmente se a indumentária carnavalesca implicar o uso de saltos altos.

"As mulheres são as maiores vítimas de dores e entorse, já que usam saltos, calçados mais apertados", diz Mateus Martinez, fisioterapeuta-chefe da Pés sem Dor.

Além do risco de lesão na época do Carnaval ser maior, a situação tende a agravar-se pelo simples facto de as pessoas apenas procurarem especialistas em último caso.

"Muitos tentam automedicar-se, quando a alternativa é relaxar entre as festas. Todos os tecidos do corpo pedem descanso. Como o Carnaval é longo, só ao final surgem as lesões, prejudicando o regresso à rotina", afirma.

"Depois de passar muito tempo em pé, simples passos incorretos causam fascite plantar, esporão de calcâneo e metatarsalgia", conta Beatriz Costa, fisioterapeuta especializada em pés e pernas.

"Ténis é o recomendado para a folia. Se tiver que usar salto, a melhor opção é o modelo sem bico fino. Em ambos os calçados, a palmilha é capaz de aumentar o conforto e prevenir dores posteriores", conclui Beatriz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório