Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Legionella: Um dos dois novos casos já teve alta

Dos dois novos casos, hoje reportados, de infeção com a bactéria Legionella ligados ao Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, um já teve alta da urgência e está a ser medicado em casa, informou a unidade de saúde.

Legionella: Um dos dois novos casos já teve alta
Notícias ao Minuto

21:29 - 31/01/18 por Lusa

País CUF Descobertas

Trata-se de uma mulher, de 53 anos, que foi por sua iniciativa ao hospital e "diagnosticada numa fase precoce", não apresentando "sinais de gravidade" de infeção.

Quanto ao segundo caso, é um homem de 77 anos que se encontra internado, "depois de ter sido contactado pelo hospital e aconselhado a dirigir-se ao atendimento permanente caso apresentasse sintomas", refere o CUF Descobertas em comunicado.

O número de casos diagnosticados com a bactéria Legionella com ligação ao Hospital CUF Descobertas subiu hoje para 14, três dos quais estão em unidades de cuidados intensivos, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os 14 casos, mais um em relação a um balanço anterior feito hoje pela DGS, incluem nove mulheres e cinco homens.

Segundo o Hospital CUF Descobertas, quatro desses casos foram diagnosticados em outras unidades de saúde.

De um total de dez pessoas diagnosticadas no CUF Descobertas, nove continuam internadas, mas "encontram-se estáveis e a evoluir favoravelmente". A doente que estava nos cuidados intensivos foi transferida para o internamento geral, precisa o hospital no comunicado.

A nota refere que o hospital já contactou 760 dos 800 doentes internados entre 06 a 25 de janeiro. Destes, 728 não apresentavam, à data, sintomas compatíveis com a infeção por Legionella.

Os restantes 32 tinham sintomatologia e foram aconselhados a recorrer ao atendimento permanente.

Destes, 25 já se deslocaram ao Hospital CUF Descobertas e "todos apresentaram análises negativas a legionella", com exceção do homem de 77 anos que está internado.

O surto de Legionella surgiu no passado fim de semana e poderá estar ligado à rede de águas do hospital, que está a contactar todas as pessoas que ali estiveram internadas entre os dias 06 e 25.

Na segunda-feira, quando havia seis doentes notificados, o diretor clínico adjunto do hospital, Paulo Gomes, admitia que pudessem surgir mais casos, mas garantia a segurança do hospital para doentes e trabalhadores.

Um comunicado da DGS refere que "as autoridades de saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm a necessária intervenção junto do hospital com o objetivo de assegurar o diagnóstico e tratamento dos doentes, o reforço da vigilância epidemiológica, o reforço da vigilância ambiental e a implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão", sublinhando que essas medidas foram já aplicadas.

A bactéria 'Legionella pneumophila' é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório