Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Céu limpo e noites geladas em (quase) todo o país. Chuva só mesmo no Sul

Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, esta terça-feira, no Algarve. No resto do país, atenção às mínimas. Apesar dos dias bonitos e com temperaturas amenas, as noites estão aí para provar que estamos no inverno.

Céu limpo e noites geladas em (quase) todo o país. Chuva só mesmo no Sul
Notícias ao Minuto

08:30 - 30/01/18 por Melissa Lopes

País IPMA

Estamos em pleno inverno, mas por certo que já pensou na primavera que aí vem e nos dias que, pouco a pouco, estão cada vez mais compridos. E a chuva, que nalguns pontos da Europa (em França, nomeadamente) tem abundado, por cá parece querer continuar a resistir-nos.

Contudo, para esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros na região do Sul (Baixo Alentejo e Algarve). Possibilidade essa que se prolongará até quinta-feira, no distrito de Faro.

O céu apresentar-se-á no resto do país pouco nublado ou limpo. O vento soprará fraco a moderado (até 30km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O IPMA salienta ainda um arrefecimento noturno, com formação de geada em alguns locais das regiões do Norte e Centro. De referir que o dito “acentuado arrefecimento noturno” deve-se sobretudo à descida da temperatura mínima, o que na prática significa que a amplitude térmica (a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima) será maior e a sensação de frio será, naturalmente, mais acentuada. 

Nesta terça-feira, a temperatura máxima em Lisboa vai chegar aos 17ºC e a mínima de 9ºC (esta deverá baixar no decorrer da semana). Em Faro, os termómetros vão variar entre os 12ºC de mínima e os 19ºC de máxima. No Alentejo, as temperaturas vão dos 7ºC aos 19ºC, verificando-se cenário idêntico em Évora (6ºC, 18ºC).

No Norte, o Porto vai também aquecer até aos 19ºC de máxima, mas as mínimas não irão além dos 8ºC (e também aqui irão descer até aos 5ºC durante a semana). Em Bragança, onde se regista a maior amplitude térmica, as temperaturas vão variar hoje ente o 1º C de mínima e os 15ºC de máxima. No decorrer da semana, as mínimas vão cair até aos -2ºC.

Na Madeira, de sublinhar que o arquipélago está hoje sob aviso amarelo até às 15h00 devido ao vento forte e chuva. Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa do mau tempo, o movimento no Aeroporto da Madeira esteve condicionado na segunda-feira devido à fraca visibilidade e ventos, tendo sido canceladas seis ligações e um voo divergiu para o Porto Santo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório