Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal teve 233 casos de Legionella em 2017

Portugal registou no ano passado 233 casos de infeção por 'legionella', sendo 174 casos isolados e 59 do surto do hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Portugal teve 233 casos de Legionella em 2017
Notícias ao Minuto

14:26 - 29/01/18 por Lusa

País Dados

Os dados oficiais, embora ainda provisórios, foram hoje revelados pela diretora-geral da Saúde numa conferência de imprensa destinada a fazer o ponto da situação do surto de 'legionella' detetado no sábado no hospital privado CUF Descobertas, em Lisboa

Segundo Graça Freitas, o surto ocorrido em novembro no hospital São Francisco Xavier provocou 59 infetados e cinco mortos.

Anteriormente, o balanço apontava para seis vítimas mortais, mas concluiu-se que um dos infetados que acabou por morrer teve outra causa de morte que não a da infeção por 'legionella', da qual acabou por se curar.

Sobre o segundo surto de 'legionella' conhecido em dois meses, a diretora-geral da Saúde lembrou que atualmente há "maior capacidade de detetar" a doença, fazendo parecer que há mais surtos.

"A capacidade de detetar a doença é muito maior", declarou Graça Freitas, lembrando que atualmente é possível fazer um diagnóstico com um teste rápido à urina.

O surto de 'legionella' no hospital CUF Descobertas provocou até ao momento seis infetados, cinco mulheres e um homem, com as autoridades a suspeitaram para os chuveiros ou torneiras como fonte provável da transmissão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório