Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Deputado do PS quer Laboratório da Guarda a fazer análises à legionella

O deputado socialista Santinho Pacheco anunciou hoje que está preocupado com a possibilidade de o Laboratório de Saúde Pública da Guarda deixar de fazer análises à "legionella", tendo questionado o Governo sobre o assunto.

Deputado do PS quer Laboratório da Guarda a fazer análises à legionella
Notícias ao Minuto

09:57 - 29/01/18 por Lusa

Política Santinho Pacheco

"Chegou ao meu conhecimento que o Governo se prepara para concentrar todas as análises da 'legionella' num único laboratório do Estado, o do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, retirando esta possibilidade aos únicos Laboratórios acreditados a norte e no centro, o de Braga e o da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, passando estes a meros coletores de colheitas", refere o deputado numa pergunta dirigida ao ministro da Saúde.

O deputado eleito pelo círculo eleitoral da Guarda questiona se "não se justifica, no âmbito da política de valorização do Interior, que o Governo reforce os serviços de qualidade prestados pelo Laboratório de Saúde Pública da ULS/Guarda, mesmo que em prejuízo do laboratório do Instituto Ricardo Jorge, investindo, se necessário for, num equipamento de referência fora de Lisboa localizado num território de baixa densidade e em forte perda?".

Santinho Pacheco refere ainda no documento que remeteu ao gabinete do titular da pasta da Saúde através da Assembleia da República, que existe na ULS da Guarda um Laboratório de Saúde Pública, que é o "único acreditado da Região Centro segundo a norma NP EN ISO 17025:2005 desde 2011".

Esse laboratório, em novembro de 2017, "foi acreditado para proceder à prestação de serviços no âmbito da 'legionella'", acrescenta.

Esclarece também que o Laboratório de Saúde Pública da ULS da Guarda desenvolve a sua atividade no âmbito da avaliação da qualidade da água nas vertentes físico-química e microbiológica, de acordo com as exigências da legislação nacional e comunitária e com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, "numa abordagem de problemas ambientais que representam risco para a saúde humana".

O equipamento presta vários serviços como controlo da qualidade em águas de consumo, águas minerais, naturais e de nascente, águas naturais doces (águas superficiais, subterrâneas, termais e balneares), águas de processo (águas de hemodiálise e para uso industrial) e águas de piscina, à comunidade onde se insere e a clientes externos dos distritos de Castelo Branco e de Viseu.

O mesmo Laboratório de Saúde Pública participa em projetos de pesquisa e de investigação propostos pela Direção-Geral de Saúde e pela ARS Centro e de iniciativa da ULS ou em articulação com a Universidade da Beira Interior, os Institutos Politécnicos de Guarda e Castelo Branco e o Instituto Piaget de Bragança, entre outras entidades públicas ou privadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório