Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Madeireiros alertam para baixo preço pago pela madeira para trituração

Dezenas de empresários do setor das madeiras do Pinhal Interior criaram um movimento para alertar para a "situação dramática" que estão a viver e exigir medidas ao Governo, anunciou hoje Américo Baptista, porta-voz Américo Baptista, porta-voz do grupo.

Madeireiros alertam para baixo preço pago pela madeira para trituração
Notícias ao Minuto

14:06 - 28/01/18 por Lusa

País Incêndios

O movimento, constituído por madeireiros e alguns produtores florestais, maioritariamente do distrito de Coimbra, queixa-se, sobretudo, de que o preço da madeira de trituração, paga na fábrica a 21 euros a tonelada, "não cobre os custos de mão de obra do corte, rejuntamento e transporte se o raio de ação for superior a 30 quilómetros".

"O preço que as fábricas pagam não chega para pagar o pessoal e o transporte, ficando de fora a aquisição de madeira ao produtor, que está tabelada a dez euros a tonelada", salientou Américo Baptista, porta-voz e assessor jurídico do movimento, em declarações à agência Lusa.

Com os incêndios de junho e outubro, a madeira para trituração (árvores com diâmetro igual ou inferior a 20 centímetros) tem uma expressão muito grande nos milhares de hectares de floresta ardida.

Segundo Américo Baptista, a situação neste capítulo "é tão grave que há produtores a oferecer a madeira para terem os terrenos limpos, mas os madeireiros não a cortam porque, ainda que oferecida, têm prejuízo".

Os que estão a aguentar, refere Américo Baptista, são madeireiros que estão num raio inferior a 30 quilómetros da fábrica, embora "esses também estão a deixar de contabilizar os custos com equipamentos, manutenção, seguros e amortizações", além de não terem margem de lucro.

A "situação é dramática e não vai haver limpeza das florestas, porque é incomportável retirar o material lenhoso", frisou o assessor jurídico do movimento, lembrando que com o passar do tempo a madeira vai perdendo peso e os custos com as operações de corte tornam-se mais dispendiosas.

O movimento dos empresários de madeiras exorta o Governo a rever os preços que estão tabelados, para que "possam executar o seu trabalho sem prejuízo", e defendem medidas de apoio específicas, estando a efetuar diligências nesse sentido.

Caso contrário, alertou Américo Baptista, muitas empresas vão fechar portas e deixar centenas de trabalhadores no desemprego, sem que o material lenhoso ardido tenha sido retirado das florestas nacionais.

Na região Centro, apenas duas fábricas estão a receber madeira para trituração, depois de os fogos terem destruído três outras unidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório