Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Enfermeiro que matou doentes por tédio vai ser julgado por 97 mortes

O enfermeiro alemão Niels Högel, que reconheceu ter matado doentes por tédio, voltou a comparecer hoje perante a justiça para responder por 97 mortes, indicou o procurador de Oldenbourg, norte da Alemanha.

Enfermeiro que matou doentes por tédio vai ser julgado por 97 mortes
Notícias ao Minuto

14:47 - 22/01/18 por Lusa

Mundo Niels Högel

"Vamos tentar [desencadear o processo] este ano", indicou hoje à agência noticiosa France-Presse (AFP) um porta-voz do tribunal da mesma cidade.

Já condenado a prisão perpétua pela morte de seis doentes, Niels Högel, 41 anos, foi formalmente acusado por 62 mortes cometidas no hospital de Delmenhorst e 35 no de Oldenburg, os dois estabelecimentos onde trabalhou entre 1999 e 2005.

Em agosto, o responsável pelo inquérito, Arne Schmidt, considerou este caso "único na história da República federal" devido à sua dimensão.

No comunicado de hoje, o procurador precisa que em três outros casos os elementos de prova não são suficientes para justificar o indiciamento.

Segundo a acusação, o enfermeiro injetou nos seus doentes, em geral pessoas idosas, sobredoses de medicamentos que os conduziu à morte. "Atuava desta forma porque queria demonstrar as suas competências em matéria de reanimação face aos seus colegas e chefes e para iludir o tédio", recordou o procurador.

O caso foi revelado em 2005, quando foi surpreendido por um colega no momento em que injetava um doente na clínica de Delmenhorst com uma mediação não prescrita, e que implicou a sua primeira condenação em 2008 por tentativa de homicídio.

O inquérito foi relançado em janeiro de 2014 após Niels Högel ter confessado a outro detido cerca de 50 homicídios. De seguida, disse a um psiquiatra ter cometido 30 mortes e ainda outras 60 tentativas.

Este caso também revela o mau funcionamento das duas clínicas onde o enfermeiro trabalhava. Apesar de as mortes de doentes terem sobretudo ocorrido quando Niels Högel estava de serviço, não foi acionado qualquer mecanismo para emitir um alerta.

As clínicas de Delmenhorst e Oldenbourg estão a ser alvo de um inquérito para determinar responsabilidades, após os investigadores terem considerado que as mortes poderiam ter sido evitadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório